ConCultura elege nova presidente

A poetisa e ativista cultural Francis Mary Alves de Lima assumiu a presidência do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), onde deve permanecer até 2015 (Foto: Val Fernandes/FEM)

A poetisa e ativista cultural Francis Mary Alves de Lima assumiu a presidência do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), onde deve permanecer até 2015 (Foto: Val Fernandes/FEM)

Em eleição ocorrida na última quinta-feira, 27, a poetisa e ativista cultural Francis Mary Alves de Lima assumiu a presidência do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), onde deve permanecer até 2015. Até então, o cargo era ocupado pelo artista plástico Dalmir Ferreira, que cumpriu o biênio 2011/2012. Bruxinha, como é carinhosamente conhecida, carrega um extenso currículo em prol da arte e das manifestações culturais do Estado.

Natural de Rio Branco, ela começou a escrever na adolescência e publicou o seu primeiro poema na coluna “Folha Literária”, em 1976, no periódico O Rio Branco. Ao lado da escritora Fátima Almeida, trabalhou como editora do “Caderno B”, voltado à cultura, do jornal A Folha do Acre. Na década de 1980, ajudou a fundar a Federação de Teatro do Acre (Fetac), que até hoje está em atividade.

Gradou-se em Direito, em 1992, pela Associação de Ensino Universitário do Distrito Federal (AEUDF). Atuou como analista processual do Ministério Público Federal do Acre (MPF/AC), é uma das criadoras do carnavalesco “Bloco Maria Chita” e, atualmente, preside a Fundação Elias Mansour (FEM). Reveza-se, ainda, no papel de autora de livros, como “Aquiri” e “O Dia Em Que a Lua Caiu no Açude”, e, em breve, deve lançar outra obra repleta de poesia.

Sobre a nova função, Francis Mary afirma que vai se dedicar ao fortalecimento do colegiado. “Temos procurado fornecer estrutura para que o conselho possa cumprir o seu papel, que consiste no planejamento, fixação e normatização das políticas públicas implantadas pela FEM, como a construção do Plano Estadual de Cultura (PEC/AC), que teve a participação de moradores de todos os municípios. Nossa missão é encontrar o caminho para o desenvolvimento da cultura local, tendo a voz da comunidade como principal instrumento”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter