Para celebrar o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e o Conselho Estadual de Cultura (ConCultura) homenageiam com a Ordem do Mérito Cultural Acreano quatro personalidades da área, por suas contribuições à cultura acreana. A cerimônia acontece nesta segunda-feira, às 19 horas, no Casarão. O ato de outorga e entrega da placa e diploma contará com a presença de Francis Mary, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, e do artista plástico Dalmir Ferreira, presidente do ConCultura, além de conselheiros, artistas e fazedores de cultura.
Criada em 2011 pelo ConCultura, a Ordem do Mérito Cultural Acreano será concedida aos homenageados: a professora e escritora Florentina Esteves, o escritor e ator Jorge Carlos, o ator Betho Rocha (in memoriam) e ao teatrólogo Matias (in memoriam).
Dalmir Ferreira credita a criação da Ordem do Mérito Cultural Acreano, como algo que traz um valor simbólico de extrema importância para a cultura no Acre. “Muitos merecem essa outorga. Existe uma lacuna a ser preenchida, uma necessidade de reconhecer esses cidadãos e cidadãs que merecem essa homenagem, e que isso seja feito ainda em vida”, comenta.
Para Francis Mary, a homenagem reflete o papel social e cultural dessas pessoas na formação da sociedade acreana. “Os homenageados foram responsáveis, cada um na sua área de atuação, por ações de práticas educativas de arte em vários espaços, contribuindo dessa forma na formação histórico-cultural de nossa sociedade”, disse.