Conciliação é tema de curso para técnicos do Projeto Pacificar

 

A conciliação evita que conflitos evoluam para crimes (Imagem: internet)
A conciliação evita que conflitos evoluam para crimes (Imagem: internet)

Com o objetivo de fortalecer as ações de políticas públicas de atendimento adequado na resolução de conflitos, técnicos do Projeto Pacificar da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) participaram do Curso Mediação e Conciliação como Agente da Paz Social, ministrado pela Escola do Poder Judiciário (Esjud), dias 14 e 15 últimos.

Segundo Vanderlei Thomas, secretário adjunto de Integração Social da Sesp, a equipe busca aperfeiçoar o atendimento na percepção do conflito e nas ações voltadas à resolução.

Profissionais da Sesp receberam treinamento na Escola do Poder Judiciário (Foto: Pedro Paulo/Sesp)
Profissionais da Sesp receberam treinamento na Escola do Poder Judiciário (Foto: Pedro Paulo/Sesp)

“As aulas foram ministradas pela juíza de Direito Titular da 5ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, Olívia Maria Ribeiro, que abordou a mediação e a conciliação, diferenças e semelhanças, com enfoque normativo e ético sobre o tema, além de mediação e juizados”, disse o gestor.

O Projeto Pacificar é um avanço para a área de Justiça e Segurança do Estado. Thomas lembrou que os crimes menos graves, ocorridos durante uma discussão entre vizinhos ou familiares, por exemplo, estão sendo atendidos pela equipe com agilidade. Desde agosto, quando foi inaugurado em Rio Branco, mais 128 audiências já foram realizadas.

“É um modelo ainda embrionário, mas iremos espalhar pelo Estado, gerando rapidez e evitando a evolução desses crimes para ocorrências mais graves. Um trabalho unificado do governo com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça”, completou.