Quatrocentos produtores rurais de Feijó receberam nesta sexta-feira, 20, máquinas para auxiliar no trabalho da lavoura como parte do Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).
A entrega dos equipamentos contou com a presença do governador Tião Viana; do diretor da Seaprof, Clóvis Melo; representantes das comunidades rurais beneficiadas; do deputado federal Thaumaturgo Lima e dos deputados estaduais Moisés Diniz e Walter Prado.
“Aqui nós temos 400 famílias que não tinham a presença do Estado e que hoje estão com seus equipamentos, podem sonhar, podem dizer que com a produção o governo pode garantir a compra dos produtos deles. Eles vão poder fechar a conta do mês, pode sobrar um dinheiro para a faculdade dos filhos. São comunidades que se uniram e se organizaram e o governo chegou com a parceria com o Proacre e Banco Mundial que, graças a Deus, isso mostra que caminha bem”, declarou Tião Viana.
Um olhar para o homem do campo
O produtor rural Antônio Balbino era um dos beneficiados com máquinas que foram adquiridas com recursos do Proacre. Ele contou que viajou por dois dias de barco para sair do seringal Boa Vista e chegar ao município para receber sua roçadeira.
“Para quem vê essa roçadeira pode parecer pouco, mas para nós que vivemos na lida de sol a sol e que roçávamos com enxada e terçado, essa roçadeira representa muito. Tem gente que diz que roçadeira é coisa de preguiçoso, mas não é. Nós vamos ter é mais tempo para trabalhar na roça, plantando outras coisas. Isso que o governo está fazendo por nós é muito bom. O governador está olhando pelo povo que estava esquecido”, disse Antônio Balbino.
Planejamento e investimento no necessário
Para melhorar o trabalho de pessoas que atuam nas áreas rurais, somente em Feijó, por meio do Proacre, o Governo do Acre esta investindo R$ 1,2 milhão em equipamentos. Os recursos são investidos para recuperar áreas que sofreram alterações.
Clóvis Melo, diretor da Seaprof, afirmou que a entrega dos Planos de Desenvolvimento Comunitários são importantes para todos, mas principalmente porque foi um projeto elaborado por meio da construção coletiva.
“Toda a comunidade foi ouvida para que nós e vocês pudéssemos definir o que era a necessidade de cada um. Com isso, todos ganham. Isso melhora a qualidade de vida das pessoas que vivem na zona rural, no campo”, observou o diretor.
O deputado Thaumaturgo Lima frisou que ao levar a mecanização para facilitar o trabalho de homens e mulheres que vivem no campo, o governo está fortalecendo o trabalho dessas pessoas que produzem os alimentos que as famílias servem em suas mesas.
“Essas pessoas que colocam a comida em nossas mesas andavam esquecidas e agora estão encontrando respeito por parte deste governo. Ações assim nos motivam a buscar ainda mais recursos e atuam em defesa do Acre na Câmara Federal”, declarou Lima.