Comunidades indígenas receberão investimentos na educação

De Tarauacá, subindo o rio Muru, nesta época do ano, são quase duas horas para chegar à aldeia do Caucho, cuja tribo pertence à etnia Huni-Kui. E foi lá que o secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), professor Mauro Sérgio Cruz, anunciou investimentos que serão realizados nas escolas indígenas do Estado.

A reunião com os professores e as lideranças indígenas aconteceu na escola Estirão Caucho, que atende quase 500 alunos de toda a rede básica de ensino (Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Médio).

Secretário Mauro Cruz (SEE) se reuniu com as lideranças indígenas do Caucho Foto: Stalin Melo

Entre as melhorias anunciadas pelo secretário Mauro Cruz está a reforma e ampliação da escola, que tem 35 anos de existência, que ganhará também mobiliário completamente novo, como cadeiras e mesas para os professores e também para a parte administrativa.

Na oportunidade, ele também destacou a contratação de 392 professores indígenas por meio de processo seletivo simplificado, o que dará, inclusive, segurança jurídica aos docentes, uma vez que o contrato será de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Antes, a contratação temporária finalizava no mês de dezembro.

Escola Estirão do Caucho será completamente reformada Foto: Stalin Melo

“Somente aqui nesta escola vamos realizar uma ampla reforma, garantindo mais qualidade do ensino para os nossos alunos. Além disso, a seleção dos novos professores indígenas vai permitir que eles não tenham os contratos suspensos e possam trabalhar com mais segurança”, afirmou.

Ainda sobre o processo seletivo, o chefe do Departamento de Ensino Indígena, Nilo Barreto, que acompanhou a visita do secretário, acrescentou que ele foi uma grande conquista para as comunidades e um esforço do governo para levar qualidade de ensino às aldeias.  “Com esse seletivo, os professores ganham tempo para realizar formação para que mais na frente possam concorrer às vagas efetivas”, destacou.

Comunidade escolar também será contemplada com os novos computadores Foto: Stalin Melo

Mauro Sérgio aproveitou a oportunidade ainda para anunciar que a Escola Estirão do Caucho também será contemplada com dois kits tecnológicos que estão sendo adquiridos pela SEE. Cada kit contém 20 chrome books, um carregador e um óculos de realidade virtual.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter