Comunidade terapêutica Gileade recebe equipe da Seds

A casa sobrevive de doações e, tenta oferecer a melhor estrutura aos internos (Foto: Assessoria Seds)

A casa sobrevive de doações e tenta oferecer a melhor estrutura aos internos (Foto: Assessoria Seds)

Na manhã desta terça-feira, 6, a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), composta pelo secretário Antônio Torres e a assistente social Vanda Matos, esteve em visita à comunidade terapêutica Gileade, ligada ao Ministério Nova Aliança, localizada no quilômetro 7 da estrada Jarbas Passarinho.

Atualmente, a comunidade atende 32 homens, em processo de recuperação de dependência química. O objetivo da visita foi conhecer as instalações, o trabalho desenvolvido, as necessidades e dificuldades, para que o governo do Estado, por meio da Seds, possa prestar auxílio e contribuir para a eficácia no oferecimento desse serviço.

Trabalho e espiritualidade fundamentam a terapia

De acordo com o coordenador terapêutico Marcelo Raiol, o projeto existe há dois anos e começou com uma sopa, que era servida durante a noite, em alguns bairros da cidade. Depois de um tempo, conseguiram a doação da área, que tem sido mantida com a ajuda de parceiros importantes, como o governo do Estado, que ajuda com a doação de diversos alimentos, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), dando maior qualidade e segurança nutricional às refeições que são servidas.

Momento de apresentação da equipe da Seds, aos internos na comunidade (Foto: Assessoria Seds)

Momento de apresentação da equipe da Seds aos internos na comunidade (Foto: Assessoria Seds)

O tempo de permanência na instituição é  de sete meses. Segundo Marcelo, o tratamento é fundamentado na recuperação, na reinserção social, na prevenção de recaída e no trabalho espiritual. O coordenador comenta que a cultura da comunidade terapêutica focaliza a boa vontade, a honestidade e a espiritualidade, em que a prática diária de uma rotina de trabalhos, aliada aos valores espiritais, fortalece os preceitos da terapia aplicada.

Após conhecer a rotina das atividades que a Gileade realiza, o secretário Torres fala da importância das comunidades terapêuticas. “É fundamental que as instituições governamentais estejam juntas com a sociedade e com as comunidades terapêuticas no combate ao grave problema da drogadição, para que possamos dar uma resposta positiva às famílias. Seguindo a orientação do governador Tião Viana, essa proximidade permite o fortalecimento das ações desenvolvidas pela sociedade civil e pelas entidades religiosas, no tocante à recuperação da vida dos que se tornaram vítimas das drogas.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter