Na próxima sexta feira, 6, o governo do estado por meio da Secretaria Estadual de Habitação de Interesse Social (Sehab) fará o lançamento e a assinatura do termo de parceria com a Caixa para construção de moradias em 12 aldeias da Terra Indígena Katukina/Kaxinawa do município de Feijó.
As unidades habitacionais serão financiadas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e irão beneficiar 480 famílias de povos tradicionais das etnias Shanenawas e Kaxinawas.
A parceria para a construção das moradias será firmada entre a Caixa e a cooperativa indígena Vakainu que está responsável pelo levantamento da documentação das famílias beneficiárias.
As 12 aldeias que serão contempladas são: Aldeia Morada Nova, Vitória, 40, Cardoso, Shanenawa, Paredão, Nova Vida, Paroá, Belo Monte, Pupunha, Nova Olinda e Curralinho.
Esse encontro marca a segunda fase do projeto, a primeira foi a apresentação do programa para a comunidade indígena e a escolha da tipologia das casas atendendo às especificidades dos povos. Agora o governo irá autorizar a construção das primeiras 50 unidades habitacionais na Aldeia Morada Nova.
“Com a assinatura desse contrato já chega a 595 o número de unidades habitacionais para povos tradicionais. É um investimento de mais de 14 milhões de reais só nessa Terra Indígena, não estamos medindo esforços para levar moradia pra quem mais precisa. É o compromisso do governo do Acre com a população”, comentou o secretário de habitação, Rostenio Sousa.
De acordo com Sousa, durante todo processo de execução do projeto equipes de assistentes e técnicos sociais estarão realizando um trabalho social dentro das comunidades. Oficinas de educação ambiental e patrimonial estão entre o cronograma de atividades a serem realizadas.