Comunidade do Taquari celebra um ano de atividade física

Mulheres da comunidade se apresentam em arraial com plaquinhas e mensagens motivacionais (Foto: Marcelo Torres)

Em meio a danças, risos e muita alegria, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) celebram um ano de parceria da ginástica aeróbica implantada no bairro Taquari. Para confraternizar, as instituições organizaram um arraial na unidade de saúde Maria de Jesus Andrade, localizada no bairro.

A ação tem por objetivo chegar até as pessoas, por meio da atividade física, para oferecer uma melhor qualidade de vida, como explica a coordenadora do projeto Arte e Esporte na Comunidade, Darcy Gadelha.

“Por meio desses simples gestos, estamos também praticando a segurança de certa forma, pois cerca de 80 pessoas, entre mulheres, homens e crianças, participam das nossas aulas, que são realizadas duas vezes por semana. Aqui eles estão ocupando seu tempo e ao mesmo tempo cuidando da saúde”, explicou Darcy.

A coordenadora ressalta ainda que o projeto trabalha a promoção à saúde e prevenção à violência, pois são feitas conversas com a comunidade, para identificar a violência doméstica, atritos entre vizinhos e cuidados como pequenos delitos que venham ocorrer no dia a dia.

“Percebemos que a população abraçou essa ideia. No início identificamos bastante problemas, principalmente com relação à violência doméstica. Hoje, as mulheres que passaram por essas situações estão recebendo um acompanhamento e direcionamento na esfera policial e jurídica”, detalhou a coordenadora.

Para a dona de casa Maria da Conceição, que participa da ginástica desde o início, é um momento de relaxar e entreter com outras pessoas. “Sempre tive vontade de fazer uma atividade física, mas infelizmente minhas condições financeiras não permitiam. Com a vinda dessas pessoas, que nos receberam com carinho e dedicação, podemos cuidar da saúde sem sair de perto de casa”, declarou.

De acordo com a vendedora Ana Aparecida, além das aulas de ginástica, as orientações são muito valiosas. “Percebi que as pessoas podem ajudar bastante com as orientações que nos passam, pois em algumas situações nos sentimos constrangidos em procurar a polícia, mas aqui fomos bem acolhidos”, explanou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter