Comunidade do rio Crôa recebe ações para garantia da segurança alimentar

Famílias sobrevivem da agricultura e do artesanato

dsc_029956031.jpg
dsc_0295513.jpg

Francisca Nazaré de Souza é a primeira a ser contemplada com um açude construído pelo governo do Estado através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Foto: Assessoria Seaprof)

Francisca Nazaré de Souza é a primeira a ser contemplada com um açude construído pelo governo do Estado através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Ela é residente na Comunidade Nova Era região do Rio Crôa. No ramal, onde também iniciou o Programa Luz Para Todos, 32 famílias terão o beneficio que é fundamental para a segurança alimentar.

A comunidade Nova Era está distante cerca de 40 quilômetros de Cruzeiro do Sul pela BR-364, mas o acesso, que até o momento é fluvial, é feito de barco e leva mais de uma hora. As famílias sobrevivem basicamente da agricultura e do artesanato confeccionados com um cipó encontrado em abundância nas redondezas.

“Eu nem estou acreditando que a energia vai chegar mesmo”, disse a produtora e artesã, Francisca Nazaré. “Eu quero criar peixe, mas para comer mesmo. Nem penso em venda não. Se a gente tiver o que comer já é um avanço”, explica.

O secretário da Seaprof, Lourival Marques e o chefe do escritório em Cruzeiro do Sul, Franco Severiano de Melo Gomes, visitaram a produtora nesta quarta-feira, 31, acompanhando as ações do governo de incentivo a produção e de segurança alimentar que estão sendo implantadas em toda a região.

“Não tem obstáculo. A determinação do governador Tião Viana é atender as comunidades e garantir que as ações cheguem até as mais isoladas”, disse Lourival Marques. As 32 famílias da região já tiveram também acesso ao crédito para investimento nas propreidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter