turismo

Comunidade da Serra do Divisor realiza festival de gastronomia a partir de sábado

A Serra do Divisor, região acreana que corresponde ao quarto maior parque nacional brasileiro, sediará a partir deste sábado, 2 de abril, a primeira edição do seu Festival de Gastronomia. A proposta é atrair um grande número de turistas, que poderão desfrutar tanto as belezas naturais da região, quanto um cardápio variado da culinária regional.

Festival gastronômico deve atrair turistas à Serra do Divisor a partir deste sábado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O festival é financiado pela Lei Aldir Blanc (LAB) e apoiado pelo governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). O evento também mostrará um pouco da cultura amazônica, com apresentações de danças e rituais de comunidades indígenas e a produção do artesanato local. Além disso, o turista poderá fazer visitas guiadas a cachoeiras e ao mirante do parque, passeios que estão incluídos na programação, que se estende até o dia 3, com retorno de barco no dia 4.

Objetivo do festival é fortalecer turismo na região. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Queremos que as pessoas conheçam a Serra do Divisor e suas belezas, e que o turismo na região se fortaleça a partir de projetos como esse. Nossa comunidade está aqui para receber bem as pessoas que vêm prestigiar o festival”, disse o proponente do projeto aprovado, Argemiro Magalhães, mais conhecido como Miro. O festival será promovido pela sua pousada, mas o projeto inclui a participação das três pousadas da região.

Pacote inclui hospedagem, alimentação, passeio com guia e participação no festival gastronômico. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Os pacotes para participar do festival variam de R$ 633 a R$ 770 e incluem ida e volta de barco do município de Mâncio Lima até a serra, hospedagem, alimentação, passeio com guia e participação no festival gastronômico. As reservas ainda podem ser feitas pelo telefone (68) 99971 2127.

Biodiversidade amazônica

O Parque Nacional da Serra do Divisor é uma unidade de conservação (UC) distribuída entre os municípios acreanos de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves, e faz fronteira com o Peru.

Serra do Divisor é o quarto maior parque nacional brasileiro. Foto: Pedro Devani/Secom

É o quarto maior parque nacional brasileiro e é considerado também um dos locais de maior biodiversidade da Amazônia. Criada em 1989, a UC é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo governo federal.

Devido ao grande potencial turístico, o governo do Acre tem feito investimentos significativos no local. Entre eles, estão os cursos de capacitação ofertados à comunidade local e também aos barqueiros, com foco na educação ambiental, gestão, empreendedorismo, atendimento ao cliente e outras áreas identificadas como prioritárias para fortalecer o turismo na região.