Comunidade da Resex Chico Mendes comemora abertura de ramal

Ação do Governo do Acre, executada pela Secretaria de Floresta, vai recuperar outros 42 quilômetros de estradas vicinais

2011-09-24_13.10.24ee.jpg
2011-09-24_14.18.28ffff.jpg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Floresta (SEF) entregou nesse sábado, 24, doze quilômetros de ramal com todas as condições necessárias de trafegabilidade para a comunidade Dois Irmãos na Reserva Chico Mendes (Foto:Assessoria SEF)

Em continuidade as ações de levar os benefícios à população da zona rural e da floresta acreana, apoiando principalmente o setor produtivo que gera emprego e renda. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Floresta (SEF) entregou nesse sábado, 24, doze quilômetros de ramal com todas as condições necessárias de trafegabilidade para a comunidade Dois Irmãos na Reserva Chico Mendes no município de Xapurí. O ramal vai beneficiar mais de 80 famílias que vivem da produção da borracha, castanha, agricultura sustentável e outros derivados da floresta.

A Comunidade Dois Irmãos é histórica na vida política e cultural da reserva Chico Mendes, foi palco de encontros que reuniu milhares de agricultores/extrativistas que até os dias de hoje lutam pelo direito de melhores condições de vida dentro da floresta. Durante esses anos a comunidade conseguiu escola para as crianças e adultos, atendimento médico e outros benefícios como o incentivo da produção, por meio de programas do Governo do Estado e Governo Federal.

“Nossa comunidade é marca pelas grandes lideranças que formou e colocou na política do município de Xapuri. Era o meio que tínhamos para conseguirmos os benefícios que precisávamos. A abertura desses 12 quilômetros de ramal e da recuperação de mais 42 quilômetros mostra que nossa luta valeu a pena. Desde a época do ex-governador Jorge Viana o Governo do Estado vem fazendo investimentos na região e apoiando o produtor”, disse Tião Aquino, Presidente da Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Chico Mendes.

O encontro que marcou a entrega do ramal contou com a presença do diretor da Secretaria de Estado de Floresta, Maky Brito; do prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos; do ex-vereador e um dos lideres da reserva, Raimundo Barros (Raimundão) e de vereadores do município.

Para o vereador Francisco Barbosa o sonho de muitos que hoje tem mais de 60 anos, e que não esperava que esse ramal fosse aberto um dia, chegou. “Ficamos muito feliz com esse investimento que o Governo do Estado está fazendo em nossas comunidades que tanto sonhou em ter esse meio para fazer o transporte da produção. O produtor aqui gastava com frente pelo rio quase a metade da produção quando não tinha o ramal”, lembrou bastante emocionado o vereador.

O Ramal que vai do município Xapuri atravessando até a comunidade Dois Irmãos tem 65 quilômetros de extensão é o principal meio de acesso depois do Rio para as comunidades que vivem na Reserva Chico Mendes. A entrega dos 12 quilômetros beneficia diretamente mais de 80 famílias e indiretamente mais de 200.

O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, falou dos benefícios conquistados pela atual administração, por meio de parceria com o Governo do Estado. Bira também destacou a importância histórica que era a abertura do ramal, já que a mais de três décadas as famílias que vivem ao longo da Reserva sonhavam com a melhoria de acesso. “Temos muito que agradecer ao Governo do Estado, que através da SEF conseguiu transformar nosso antigo varadouro em um ramal com todas as condições necessárias para o transporte da produção e acesso dessas famílias”, disse o prefeito.

 “Antes era um isolamento permanente que a comunidade estava vivendo, mas pela união de todos sempre reivindicando fez com que os governantes soubessem que aqui era uma comunidade que precisava ser atendida. Estamos aqui parabenizando o governador Tião Viana pela atitude de dar continuidade as ações de melhoria de vida da população da floresta”, relatou Dionísio, um dos líderes da comunidade.

Maky Brito que representou o secretário de Estado de Floresta, João Paulo Mastrangelo, afirmou que as ações realizadas pela secretaria para melhorar a qualidade de vida e reforçar o apoio à produção das famílias com auxiliar nas atividades de extrativismo e do manejo comunitário será intensificado cada vez mais na região. Vamos garantir as melhorias necessárias para o bom convívio das comunidades dentro da reserva Chico Mendes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter