Comunidade científica discute nova lei de ciência, tecnologia e inovação

 

(Foto: Angela Peres/Secom)
Comunidade científica participou do debate (Foto: Angela Peres/Secom)

O seminário sobre os avanços da nova lei de ciência, tecnologia e inovação foi realizado nesta segunda-feira, 9, no auditório da Adufac, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

O evento foi promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), junto com o gabinete do senador Jorge Viana.

Compuseram a mesa de abertura Jorge Viana, o diretor-presidente da Fapac Mauro Ribeiro, o diretor-presidente da Funtac Abib Araújo, o vice-presidente da Adufac João Lima e o consultor do Senado Federal Luciano Póvoas, que realizou uma apresentação sobre Aspectos Inovadores em Ciência e Tecnologia do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2015.

O PLC 77/2015 dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, nos termos da emenda constitucional nº 85, de 26 de fevereiro de 2015, e altera outras nove leis.

O principal aspecto discutido durante o evento foi a construção de ambientes promotores de inovação, que incluem parques e polos tecnológicos, além de incubadoras de empresas.

“O novo projeto possibilita a união, os estados, municípios, apoiarem a criação desses ambientes para fazer uma maior interação entre universidade e as empresas”, afirma o consultor do Senado, Luciano Póvoas.

O senador Jorge Viana é o relator do projeto de lei, e nas próximas semanas precisa dar o parecer na matéria, por isso a importância de ouvir a comunidade científica e os representantes das instituições de pesquisa.

“Esse projeto possibilita que haja parceria entre a iniciativa privada e as universidades. Os pesquisadores vão poder receber também quando um desenvolvimento científico deles virar negócio, as instituições de pesquisa, as universidades também vão poder receber royalties e nós estamos aperfeiçoando isso”, diz o senador.