Comunidade Bahá’í de Rio Branco promove workshop de brinquedos ecológicos

Com trabalhos voltados para a educação combinada com a ecologia e a reciclagem, acontece de 12 a 13 de julho, no Espaço Todo Seu da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), oficina para educadores e coordenadores pedagógicos sobre produção e trabalhos que utilizem ecobrinquedos, artigos voltados para trabalhos lúdicos, confeccionados a partir de materiais recicláveis.

Quem ministra a ação é a voluntária Ginus Vahdat, membro da comunidade Bahá’í de Campinas, em São Paulo (Foto: Dionízio Bertolino)

Quem ministra a ação é a voluntária Ginus Vahdat, membro da comunidade Bahá’í de Campinas (Foto: Dionízio Bertolino)

Quem ministra a ação é a voluntária Ginus Vahdat, membro da comunidade Bahá’í de Campinas, em São Paulo. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-RS, ela vem desenvolvendo essas atividades há dois anos em diversas cidades brasileiras. As passagens da sua oficina também incluem eventos como o 3º Congresso Internacional de Brinquedos e países como Argentina e Uruguai, compartilhando experiências na área ambiental com alunos e educadores.

“Nesses dois anos, meu maior objetivo é a transformação dos participantes”, disse Vahdat. “A construção desses brinquedos integra famílias, aumenta o convívio social e explora novas formas de interação entre adultos e jovens. Através da confecção, busca-se aplicar conceitos e virtudes para a construção de um mundo melhor. Só conseguimos melhorar levando em conta as necessidades globais, preservando e aplicando medidas sustentáveis”, explicou a voluntária.

Durante a oficina, os participantes aprendem, na prática, a confeccionar brinquedos educativos utilizando materiais recicláveis como caixas de fósforos, caixas de pizzas, garrafas pet, tampinhas de garrafa, latas e outros.

Os trabalhos têm como principal proposta a criação de uma atmosfera em que os participantes vejam a importância do cuidado com o meio ambiente, de forma que eles continuem a vivenciar a consciência ecológica. Isso contribui para a preservação do pensamento consciente e da aplicação da sustentabilidade nas atividades do cotidiano.

Durante a oficina, os participantes aprendem, na prática, a confeccionar brinquedos educativos utilizando materiais recicláveis como caixas de fósforos, caixas de pizzas, garrafas pet, tampinhas de garrafa, latas, entre outros (Foto: Dionízio Bertolino)

Durante a oficina, os participantes aprendem, na prática, a confeccionar brinquedos educativos utilizando materiais recicláveis como caixas de fósforos, caixas de pizzas, garrafas pet, tampinhas de garrafa, latas e outros (Foto: Dionízio Bertolino)

Rafael Henrique e Sara Vojdani, estudantes de medicina em Cochabamba, também acompanharam Vahdat durante sua estadia em Rio Branco e pretendem levar o aprendizado para ser aplicado na cidade boliviana. “Cria-se uma consciência maior da reciclagem e do que é importante preservar”, declarou Rafael. “É uma nova visão que essa abordagem ecológica possibilita, sempre lembrando o nosso papel como agentes da mudança”, completou Sara.

Estimulando o uso da brinquedoteca, os ecobrinquedos também serão usados nas atividades voltadas para as necessidades especiais. Gercineide Maia, do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP-AC), diz que, “além de praticar a sustentabilidade, esses brinquedos ajudam a estimular a imaginação das crianças impossibilitadas de ter a visão como auxílio imaginativo. Trata-se de um aprendizado extremamente positivo”.

Relação das escolas e instituições participantes:

1 – Berta Vieira de Andrade

2 – Georgete Eluan Kalume

3 – Armando Nogueira

4 – Ruy de Azevedo

5 – Duque de Caxias

6 – Samuel Barreira

7 – Governador José Augusto

8 – Aracy Cerqueira

9 – Dr. Mário de Oliveira

10 – Flaviano Flávio Batista

11 – Natalino da Silveira Brito

12 – Raimundo Hermínio de Mello

13 – Dom Bosco

14 – Centro de Apoio aos Surdos (CAS-AC)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter