Olá, bom dia a todos!
Cumprimento a todos os presentes em nome da equipe da Secretaria de Estado de Comunicação, pessoas com quem tenho a honra de dividir os desafios de construir uma comunicação pública que de fato sirva aos interesses da sociedade e, sobretudo, garanta que a Agência de Notícias do Acre seja um instrumento de cidadania e democracia para àqueles que buscam informações acerca das ações do Governo do Estado do Acre.
Quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, porque Ele é o Senhor de todas as coisas, ontem, hoje e eternamente.
Mas, meu agradecimento especial nesta manhã é para o governador Gladson Cameli, que há 13 anos me inspira com seu espírito de liberdade, ensinando-me a lição de um líder que respeita opiniões, e é, sem dúvida alguma, a personificação desse momento sublime em que a censura dá espaço às manchetes de interesse público; que a propaganda não se sobrepõe a informação como serviço de utilidade pública e nenhum partido ou personagem político busca ser maior que o Estado ou a soberania popular.
Por isso, um brinde a liberdade de expressão!
Se a imprensa privada, que atentamente acompanha as pautas de um governo que em menos de um ano tem cumprido várias promessas de campanha, inclusive pagando dívidas herdadas da gestão anterior e antecipando pagamento de décimo terceiro salário, tem encontrado o respeito às suas colocações, mesmo as que em inúmeras vezes não ouve a versão oficial dos fatos, imaginem o que procuramos aplicar no nosso modelo de Comunicação Pública?
Esse modelo, colegas, ele é cidadão e democrático, e a Agência de Notícias do Acre, é a plataforma que abriga o conteúdo que serve de suporte não apenas para servir com respeito e compromisso os veículos de comunicação privados, mas também aos leitores de todos os segmentos da sociedade, sendo ela mesmo, unida à Rádio Aldeia FM e Difusora Acreana, o canal para reduzir as distâncias impostas por um sistema que por 20 anos debilitou a função dos jornalistas e dos jornais acreanos.
A Comunicação Governamental de Gladson Cameli não pretende dividir o público e o privado, mas optou por atuar no mesmo espaço com a sociedade e suas organizações, ouvindo as vozes das ruas e jamais abrindo mão do senso crítico, pois todos somos responsáveis pela construção de um processo que conscientemente busca estabelecer um ambiente em que o cidadão tenha condições de exercer o legítimo direito de ser protagonista da sua história, pois a comunicação é sim o mecanismo para tradução e manifestação do passado, do presente e do futuro, embora tenha sido necessário enfrentar os viés autoritários impostos pelos governos que sempre buscaram controlar a imprensa no Brasil.
Enfim, podemos comemorar porque vivemos um novo tempo!
Sobre a Agência de Notícias do Acre, o layout, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Comunicação, traz as cores e o conceito da identidade visual do Estado, inclusive tendo como logomarca o próprio Brasão oficial. Recebemos o sítio com o desafio de ampliar o número de visitas e mostrar aos nossos leitores que o conteúdo postado tem como objetivo informar as ações do Governo do Estado do Acre, levando aos cidadãos acreanos e do mundo o direito à informação acerca dos investimentos e aplicações dos recursos públicos, além de serviços e entretenimento.
Atualmente esse número é de sete mil visitas diárias de navegadores que visitam páginas cujos temas destacam as áreas de educação, saúde, meio ambiente, segurança, economia, cultura, esporte, entre outras. As inovações estão por conta da interatividade com as mídias sociais oficiais do Governo do Estado, que tornaram-se e continuarão sendo fortemente a válvula propulsora dos meios de comunicação oficiais e não oficiais devido a interatividade entre veículos e leitores.
Movidos por esta lógica, foram desenvolvidos os quadros no Instagram: Nossa Gente; Bora lá e Notícias do Acre. É importante salientar que essas mídias não existiam no imaginário social até seis meses atrás, mas atualmente contamos com cerca de 14 mil seguidores atraídos pelas mudanças na qualidade dos vídeos, fotografias e card´s desenvolvidos pelo nossa Diretoria de Criação e Artes.
Toda modalidade de mídias sociais do Governo do Estado foi reformulada, inclusive deixando de ser chamada Agência de Notícias do Acre e passando a ser “Governo do Acre”, tornando-se mais acessível nas pesquisas sobre informações do Governo do Estado em sites de buscas como o próprio Google.
Noventa por cento do público do site Agência de Notícias tinha origem no Facebook por ter link direto para as reportagens. Agora, todas as postagens nas redes sociais do Governo do Estado (Facebook, Instagram, Youtube, Twiter), têm um link levando o internauta para a página do site Agência de Notícias, aumentando significativamente o tráfego. As publicações nos Stories do Instagram, antes sem links, representavam 0,2% em tráfego para o site Agência de Notícias. Em 15 dias com links, este número saltou para 11%.
Pensando no cidadão, o novo site oferece links que levam ao portal da OCA e do Sine, e em seu link de Contatos traz um quadro em PDF que apresenta o organograma da Secretaria de Estado de Comunicação, com funções, nomes, telefones e e-mails de todos os coordenadores das Rádios Aldeia FM e Difusora Acreana nas unidades existentes em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Xapuri e Epitaciolândia.
Traz, ainda, os contatos da Editora-Chefe e Gerente de Jornalismo da Agência de Notícias do Acre e dos chefes de Setoriais da Secom na Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Polícia Civil.
Também apresentamos a publicidade institucional do Governo do Estado em vários espaços, a Agenda do Governador, áudios nas reportagens, e aproveitamos para apresentar as novas logomarcas das nossas rádios Aldeia e Difusora, e ainda um destaque para que os nossos secretários, presidentes de institutos, autarquias, servidores públicos, enfim todos possam atuar como agentes da comunicação através de publicação de artigos de opinião acerca dos temas que permeiam a sociedade nos dias de hoje.
Enfim, continuaremos trabalhando para comunicar cada vez melhor o Acre através da Agência de Notícias. Quanto a imprensa, como jornalista, que é o que sou na essência, fico com o que disse Rui Barbosa: “Creio na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade”.
E, é justamente a razão e a verdade que este governo, através da Secretaria de Estado de Comunicação, pretende levar aos cidadãos acreanos.
Muito obrigada a todos!
Silvania Pinheiro Diniz
Graduada em Jornalismo, Pós-Graduada em Assessoria de Imprensa e Marketing Político, mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC), atualmente é secretária de Comunicação do Governo do Estado do Acre.