Comércio do Acre cresceu 8,9% em novembro, mostra IBGE

Números divulgados nesta sexta-feira sugerem que varejo tem resistido à crise internacional

O comércio varejista do Acre manteve a curva de crescimento em novembro de 2008 em comparação ao mesmo período do ano anterior, registrando o quarto maior incremento entre os Estados, com 8,9%. Os números divulgados nesta sexta-feira, 16, pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sugerem que, mesmo na fase mais difícil da crise financeira mundial, as vendas do varejo acreano seguiram trajetória ascendente, situação que  permanece há mais de um ano.

O presidente da Federação das Associação Comerciais do Acre, George Pinheiro, avalia que naquele mês os investimentos públicos se mantinham fortes e, por ser um Estado economicamente diferente, o comércio não sentiu a crise.

As maiores taxas de crescimento na comparação novembro de 2008/novembro de 2007 ocorreram em Rondônia, com 15,7%, no Piauí (12,2%), em Roraima (9,3%), no Acre (8,9%) e em São Paulo (7,9%). Quanto à participação na composição da taxa do comércio varejista, os destaques foram, pela ordem, São Paulo (7,9%), Rio de Janeiro (3,2%), Bahia (7,7%), Paraná (4,6%) e Rio Grande do Sul (3,5%).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter