Compra de equipamentos de silagem garante alimentação dos bovinos

Tecnologia garante alimentação para rebanho mesmo em períodos de chuvas ou estiagem (Foto:  Leônidas Badaró)
Tecnologia garante alimentação para rebanho mesmo em períodos de chuvas ou estiagem (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Em época de muita chuva ou no período mais seco do ano, os produtores rurais sofrem com a dificuldade de os bovinos se alimentarem normalmente no pasto.

Para minimizar prejuízos e garantir a qualidade do rebanho acreano, o governo do Acre investe em tecnologia, com a aquisição, por meio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de duas máquinas de silagem que já estão sendo usados por criadores de gado. O investimento na compra dos dois equipamentos é de 164 mil reais.

A silagem é um processo utilizado para garantir alimento volumoso ao rebanho. Existem várias plantas forrageiras, anuais e perenes, que servem para a produção de silagem. No entanto, o milho, por apresentar bom rendimento de matéria verde, excelente qualidade de fermentação e manutenção do valor  nutritivo, é o mais usado para produzir a alimentação no Brasil. Depois de feito o processo, a alimentação, se corretamente armazenada, pode durar até um ano.

Foi exatamente esse processo de produção de silagem que o secretário de Estado de Agropecuária, José Carlos Reis, e o secretário adjunto, Fernando Melo, acompanharam na tarde desse domingo, 22, em uma propriedade rural na BR-364.

“A silagem é um processo importante para que os animais tenham alimentação adequada durante todo o ano. Estamos aqui para oferecer todas as condições para a melhoria da qualidade do nosso rebanho”, destaca Fernando Melo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter