Foi realizada neste fim de semana, no Juventus, a abertura dos Jogos Escolares Paraolímpicos. Diversos atletas demonstraram a superação das barreiras impostas pelas necessidades especiais através do esporte nas modalidades de natação, atletismo, futebol e bocha.
As disputas, que têm como principal objetivo trazer esses atletas para a inclusão social e possibilitar a prática de atividades esportivas como forma de superar os próprios limites, terminam na próxima quarta-feira, 29. São 200 atletas paraolímpicos que disputam a fase estadual da competição. Os campeões disputarão a fase nacional, entre os dias 15 e 20 de outubro, no Estado de São Paulo.
De acordo com o coordenador da competição, Geison Lopes, os Jogos Escolares Paraolímpicos estão dando a possibilidade aos competidores de obter resultados para competirem nacionalmente. “A cada ano o número de participantes aumenta, mostrando que existem a busca de superação e a luta pelo melhor desempenho pessoal e profissional. Nós nos sentimos com o dever de fazer os atletas acreditarem no seu próprio potencial.”
Para Ismael do Vale, que compete na modalidade de natação, a competição é uma forma de crescer profissionalmente e uma maneira de conseguir realizar seus sonhos. “Por meio do esporte e do apoio de minha família, eu me sinto mais disposto a tentar chegar à competição nacional”, declarou.
O secretário adjunto de Esporte, Mauro de Deus, também enfatizou a importância desse evento para os atletas. Segundo ele, além de ser um incentivo da prática esportiva, é também uma forma de ajudar a superar limitações e promover integração entre os atletas, os familiares e os coordenadores e técnicos esportivos.