Comitiva alemã acompanha investimentos no Acre

Comitiva cumpre agenda no Acre, que inclui visita a investimentos e reuniões com equipes de governo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Comitiva cumpre agenda no Acre, que inclui visita a investimentos e reuniões com equipes de governo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Uma comitiva com representantes alemães, formada por integrantes da Embaixada da Alemanha, Ministério de Cooperação, KFW Bankengruppe e GIZ (Deutsche Gesllschaft fur Internationale Zusammenarbeit) está no Acre para acompanhar os projetos e ações que incentiva no estado.

Entre os representantes que foram recebidos pelo governador Tião Viana na manhã desta quarta-feira, 19, estão Paul Garaycochea, que trabalha como chefe da Divisão América do Sul no Ministério Federal alemão, e Lena Siciliano, especialista em América Latina e primeira-secretária em Assuntos de Cooperação para o Desenvolvimento na Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília.

“O Fundo Amazônia tem nos ajudado de maneira definitiva na consolidação de um modelo de economia responsável socioambientalmente, com tecnologia e com a retirada da pressão sobre o desmatamento. O trabalho desenvolvido traz resultados para cooperativas de produtores tradicionais”, disse o governador.

Tião Viana propôs nova aplicação para o Fundo Amazônia: “Agora precisamos de R$ 100 milhões para investir nos oito estados de fronteira, dando uma alternativa de renda”.

O objetivo da visita é trocar ideias e informações para manter relações na cooperação entre Brasil e Alemanha. “Há mais de 15 anos a cooperação alemã, por meio do GIZ e do KFW, tem apoiado projetos no Acre. Eles possibilitaram, por exemplo, a construção do Zoneamento Ecológico-Econômico, o Plano de Recursos Hídricos e o Sistema de Serviços Ambientais”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus.

KFW

O KFW é um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo e está comprometido com a melhoria sustentável das condições de vida, focando nos âmbitos econômico, social e ambiental. A cooperação entre o Brasil e a Alemanha tem um histórico de quase 50 anos e a GIZ mantém uma agência em Brasília há 30 anos.

“O Acre é um estado modelo, entusiasmado e com um espírito inovador. Temos muita honra em termos esta aliança com vocês”, comentou Paul Garaycochea.