Além das obras que irão melhorar a qualidade de vida dos moradores, Marcus Alexandre também debateu formas de melhorar a segurança da comunidade
Trabalhar em sintonia com os anseios e necessidades de cada comunidade é um princípios básicos do Comitê Gestor do Programa Ruas do Povo em Rio Branco. Na última sexta-feira, 25, o presidente do Comitê, Marcus Alexandre, esteve reunido com os moradores do bairro Belo Jardim para definir metas de ação e priorizar as ruas que serão pavimentadas a partir do verão do ano que vem.
O encontro aconteceu na escola infantil Anita Jangles e contou com um número muito grande de pessoas, numa demonstração de que a comunidade acredita nas ações que vêm sendo desenvolvida pelo Programa Ruas do Povo. Não é para menos. Somente este ano, quando muitos projetos ainda estavam sendo elaborados, 84 ruas apenas em Rio Branco já foram pavimentadas pelo Comitê Gestor.
Marcus Alexandre ouviu atentamente as reivindicações dos moradores. Ficou definido que o Comitê Gestor fará intervenção em 37 ruas já neste momento. São ruas onde serão feitas a drenagem e o piçarramento para garantir o acesso de pessoas e veículos já no período do inverno. “Isso para que no verão essas ruas possam ser todas elas pavimentadas”, explicou Marcus Alexandre.
A partir do próximo ano, quando o programa contar com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a meta do governo é pavimentar mais de mil ruas em todo o Estado, boa parte delas somente em Rio Branco. Até 2014, pelo cronograma estabelecido, serão 3.197 ruas pavimentadas, das quais 2.020 somente na capital.
Além de definir metas de trabalho, Marcus Alexandre debateu com os moradores também a segurança da comunidade, que fica ao longo da BR-364, na saída para Porto Velho. Medidas preventivas de acidentes já foram tomadas pelo Deracre, como a construção de quatro quebra-molas ao longo dos quase três quilômetros que vão da Corrente até o Distrito Industrial e a construção também de um separador de vias.
As medidas foram necessárias porque em 2010 foram registrados 85 acidentes ao longo da estrada, que conta com um grande fluxo de pedestres, boa parte deles de crianças e também de bicicletas. Este ano, até outubro, já foram registrados 110 acidentes, dos quais 67 leves, 41 graves e duas mortes.
Desde que as medidas implantadas pelo Deracre foram implantadas no bairro Belo Jardim, a comunidade não mais registrou nenhum acidente grave, uma vez que o separador obriga os motoristas a fazer o retorno na rotatória do Distrito Industrial. “Temos que abrir mão um pouco do conforto para termos segurança”, disse Marcus Alexandre.
Em uma das entradas do bairro, ficou acertada uma reunião com representantes do Dnit no Acre para ver a possibilidade de construção de uma rotatória ou de completar o separador que existe no local. “Os separadores convencionais, em todo o país, têm cerca
de um metro e meio. Aqui, fizemos um de meio metro para que as pessoas possam ter ainda mais segurança”, disse.