Mudanças Climáticas

Comitê Gestor de Mudanças Climáticas realiza primeira reunião para alinhamento de suas ações

Delinear, monitorar e estabelecer diretrizes gerais para as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável associado ao incentivo dos serviços ambientais e a mitigação e adaptação das mudanças climáticas. Esse é um dos objetivos do Comitê Gestor de Mudanças Climáticas do Estado do Acre, instituído em março de 2011.

O Comitê é dirigido pelo presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Carlito Cavalcanti, e composto por representantes da Casa Civil, Instituto do Meio Ambiente (Imac), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Procuradoria Geral do Estado (PGE), secretarias Estaduais do Meio Ambiente (Sema), de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Produção e Agronegócio (Sepa).

Para dar continuidade às ações foi realizada, na última sexta-feira, 14, a primeira reunião ordinária do Comitê de Mudanças Climáticas para alinhar as atividades das instituições estaduais voltadas ao planejamento e execução de políticas econômicas e ambientais.

Segundo o secretário da Sema, Israel Milani, a retomada do comitê é fundamental. “Muito importante a integração institucional. Assim podemos garantir a implementação dos recursos oriundos dos programas de REDD+ para redução das emissões de gases de efeito estufa”.

Durante o encontro ficou deliberada a criação do regimento interno e, também, a atuação prática para o fomento das produções florestal, agroflorestal, agropecuária e do agronegócio, vinculadas às atividades de valorização dos serviços ambientais e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

O presidente do IMC, Carlito Cavalcanti, acredita que ainda há muito a fazer, mas o primeiro passo foi dado. “Essa primeira reunião serviu para dar encaminhamento às demandas para que o comitê comece a atuar de forma prática. Com esse alinhamento poderemos caminhar para a execução das políticas ambientais que estão cada vez mais presentes nas propostas do governador Gladson Cameli”.