Comissão Intergestores Bipartite pactua ações em saúde para o estado

 

A comissão visa garantir o cumprimento dos princípios universais do SUS (Foto: Álefe Souza/Sesacre)
A comissão visa garantir o cumprimento dos princípios universais do SUS (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, esteve reunido nesta sexta-feira, 26, com secretários municipais de Saúde e gerentes de áreas técnicas das secretarias estadual e municipais de Saúde, para discutir problemas e elaborar propostas de aperfeiçoamento das ações no estado.

Durante a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foram deliberados diversos assuntos para implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) como, por exemplo, o credenciamento do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco na modalidade de transplante de pâncreas e transplante conjugado de rim e pâncreas.

“Após ser pactuada na reunião, essa deliberação segue para o Ministério da Saúde (MS) para que o serviço possa ser habilitado”, explicou Nara Oliveira, membro da comissão.

Além disso, também foram apresentados planos anuais de trabalho e de ação para algumas das unidades estaduais de saúde e certificados de conclusão de obras de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em alguns municípios.

De acordo com o secretário, o objetivo da reunião é levantar discussões e pactuar a organização do sistema de saúde no Estado. “Esse é o espaço para expor ideias e entrar em acordo sobre o que precisamos realizar no âmbito da saúde no Acre”, disse.

A CIB é uma instância colegiada de decisão do Sistema Único de Saúde (SUS), integrada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e por representantes das secretarias municipais de Saúde.

Uma de suas principais atribuições é colaborar com a organização do SUS no estado, a fim de garantir o cumprimento dos princípios da universalidade da saúde, integralidade da assistência e equidade de acesso às ações e serviços de saúde em cada estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter