Instruções fazem parte dos protocolos do Ministério da Saúde para o vírus 2019-nCoV
O Hospital de Urgência e de Emergência de Rio Branco (Heuerb) promoveu, nesta terça-feira, 4, mais um treinamento para os servidores do Pronto-Socorro de Rio Branco sobre como lidar com eventuais casos de coronavírus 2019-nCoV.
O treinamento faz parte do conjunto de protocolos do Ministério da Saúde repassado à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) por meio de videoconferências diárias que permitem aos profissionais do estado absorver instruções fundamentais para adotar em hipóteses de contaminação.
“Lembrando que o Brasil não tem nenhum caso confirmado da doença. Das 14 pessoas com suspeita de contaminação, 13 foram descartadas e uma continua em observação”, explica o gerente-geral do Huerb, Areski Peniche.
No Acre, o trabalho de capacitação dos profissionais de saúde do Huerb é da equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa, e da Comissão Interna de Controle de Infecção Hospitalar.
Pelo menos duas enfermarias de isolamento também já estão prontas, desde o final de semana passado, para receber eventuais pacientes contaminados pelo 2019-nCoV, no Pronto-Socorro de Rio Branco.