Comerciantes ganham Centro Popular de Compras

Os comerciantes terão 391 boxes, divididos entre três andares, uma praça de alimentação, elevadores, banheiros e jardins (Foto Angela Peres/Secom)
Os comerciantes terão 391 boxes, divididos entre três andares, uma praça de alimentação, elevadores, banheiros e jardins (Foto: Angela Peres/Secom)

A ordem de serviço para a construção do Centro Popular de Compras – investimento do Ministério de Turismo na ordem de R$ 17 milhões –, já está assinada. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira, 23, no espaço onde a obra será erguida, na Rua Quintino Bocaiúva, ao lado do Terminal Urbano.

Para captar os recursos, o governo do Acre e a prefeitura de Rio Branco, além dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, fizeram uma articulação conjunta para aprovar o projeto em Brasília. Após a conclusão, os comerciantes terão 391 boxes, divididos entre os três andares, uma praça de alimentação, elevadores, banheiros e jardins.

Em 2013, houve a criação de uma comissão de transparência, pactuada entre o Município, o Estado, a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e um grupo de comerciantes, para debater o processo de alocação de quem iria para o novo espaço.

“O camelódromo é de vocês e, enquanto eu for prefeito, vai continuar sendo”, revelou Marcus Alexandre. No mesmo tom otimista, o senador Jorge Viana também demonstrou apoio e disse, ainda, que: “A minha vida está vinculada com quem batalha pelo ganha pão, no meio da rua, sem ter segurança. E sempre que eu puder, vou ajudá-los”.

É uma boa notícia para a lojista Odete Lúcia Lima, que possui um negócio no calçadão desde que o espaço foi inaugurado. “Precisávamos de um pouco de tudo e agora teremos um ambiente organizado. É muito bom”, comemorou.

O governador do Acre, Tião Viana, ressaltou a tentativa do ex-prefeito Raimundo Angelim, com apoio de emenda parlamentar da deputada federal Perpétua Almeida, em viabilizar as obras do Shopping Popular, mas que não foi alcançada porque, à época, o mundo acabava de entrar na fase crítica da crise econômica.

A revitalização do Calçadão da Benjamin Constant e da orla do Rio Acre também estão inseridos no pacote de obras (Foto: Angela Peres/Secom)
A revitalização do Calçadão da Benjamin Constant e da orla do Rio Acre também estão inseridos no pacote de obras (Foto: Angela Peres/Secom)

“Em nome dos comerciantes e das famílias que saem de suas casas para organizar o comércio da nossa cidade, para fechar a conta no fim do mês, para pagar suas dívidas, para levar o filho até a universidade, para transformar o futuro daqueles que dependem deles, é que eu agradeço ao ministro e a presidenta Dilma Roussef”, disse.

De cara nova 

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, anunciou que o Calçadão da Benjamin Constant está inserido no pacote de obras, juntamente com a revitalização da orla do Rio Acre. Os recursos – R$ 3 milhões – são provenientes de emendas do deputado federal Sibá Machado e dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz.

“Quando apresentamos a proposta, o ministro comentou o quanto seria bom se todas as prefeituras tivessem projetos de tanta qualidade como o nosso. Como é bom fazer política com o coração e sentimento, juntando todos para o que é melhor para o nosso Estado e para nossa cidade”, comentou Diniz.

Sobre a importância do empreendimento, Vieira fez uma reflexão. “O turismo não é apenas para quem vem de fora, é feito, principalmente, para quem reside aqui. É para que o morador tenha orgulho da própria cidade. E ele tendo esse sentimento, tratará bem quem o visita”, argumentou.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter