O Carnaval da Família Acreana, na Gameleira, foi marcado com muita música, disposição dos foliões e alegria na segunda noite de folia em Rio Branco. À medida que a chuva do começo da noite diminuía mais brincantes chegavam ao local para alegria dos pequenos comerciantes, que aproveitam as noites para fazer uma renda extra.
Antônio Mendonça pula Carnaval há 20 anos, e há 10 anos descobriu que pode brincar e trabalhar como vendedor ao mesmo tempo. “Espero vender no mínimo entre R$ 3.000 a R$ 4.000 neste Carnaval”, afirma o ambulante que diz garantir as boas vendas andando bastante e ficando no local do evento até às 4h da manhã.
“Às vezes a pessoa está desempregada, e vendendo uma pipoca ou um brinquedo no Carnaval, consegue girar o dinheiro para pagar o aluguel e sustentar sua família”, diz Mendonça.
Quem também espera ter muito lucro é Francisco Alessandro, que trabalha com venda de bebidas e alimentos. “Estamos muito confiantes, já que o Carnaval da Gameleira está bem falado”, comenta Alessandro, que tem grandes expectativas para o trabalho na festividade.
No Carnaval da Família Acreana, a segurança também é um ponto forte. Os brincantes podem curtir a festa seguros, pois há policiamento ostensivo. O policial militar André Luiz conta: “Ontem a noite foi tranquila, sem confusões, e hoje até o momento não houve ocorrência de brigas”.
Para as festividades carnavalescas de 2017, o Comando da Polícia Militar do Acre (PMAC) disponibiliza 1.500 policiais militares para garantir a tranquilidade dos foliões. O serviço ordinário não esta sendo prejudicado, e as viaturas que fazem o policiamento ostensivo e atendem ocorrências estão atuando normalmente nos bairros.
Em média são 300 policiais por dia para auxiliar o policiamento durante a quina carnavalesca com o apoio das Unidades Especializadas, como os Batalhões de Operações Especiais (BOPE), Ambiental (BPA) e de Trânsito (BPTRAN), em operações específicas.
Os cidadãos têm percebido esse esforço da segurança. Taylan Gutierrez, folião, diz que a festa está bonita e sem violência, com a polícia fazendo a segurança do local. Em sua primeira noite brincando, afirma: “O Carnaval está bem animado. Parabéns ao governo e à prefeitura pela organização. É minha primeira noite, mas pretendo vir mais vezes”.
Carnaval nos bairros
Até o dia 28, 17 bairros da capital também receberão festas nas ruas. São eles: José Augusto, Vila Ivonete, Vila Nova, Tancredo Neves, Apolônio Sales, Estrada do Quixadá, Cadeia Velha, Base, Cidade do Povo, Alberto Sampaio, Transacreana, Aeroporto Velho, Conjunto Esperança, Jorge Kalume, Tucumã, Conjunto Universitário e Eldorado.
As festas recebem apoio institucional da Prefeitura e do governo do Estado, por meio da Fundação Garibaldi Brasil e Fundação Elias Mansour, com limpeza, iluminação, banheiros químicos, palco, bandas, sonorização, tenda, ordenamento do trânsito e segurança pública.