Comerá conosco hoje

Eu tive um grande amigo jornalista que sempre foi um admirador da gastronomia, entre tantos outros assuntos. O lance dele era sempre deixar claro que tudo o que ele curtia tinha um tom poético, lúdico, literário, intelectual, independente de qualquer que fosse o assunto.

Certo dia ele e sua companheira daquela época (digo assim porque nunca sabíamos quem era sua namorada atual, e arriscar acertar o nome era muito perigoso) fizeram um jantar mais elaborado, e decidiram convidar a diarista para participar do jantar improvisado porém sofisticado, já que iniciavam os preparativos antes que ela tomasse o rumo de casa. Ele falou em tom de demanda: “Hoje você vai jantar conosco!”.

Como era uma menina mais humilde, sentiu-se lisonjeada por ser convidada a comer com o patrão.

No cardápio tinha uma macarronada sem frescura, e também um vinho seco. Além de queijos finos, também uma tábua de frios, mas também uma barca de sushi muito colorida.

Todos comeram tudo disponível, mas a secretária do meu amigo ficou meio ressabiada olhando pra barca, principalmente quando entendeu que se tratava de peixes crus afrescalhados com sementes, frutas, algas e molhos agridoces.

Fazendo careta, ela ainda experimentou algumas peças divertidas, mas o semblante era de um idoso mudando de um rádio AM de ouvir o jogo pra uma caixinha bluetooth, como quem dizia “é legal mas prefiro rodar o pitoco do rádio”.

Todos continuaram aquele momento de reunião, risadas e brincadeiras, e chegou a hora da moça ir embora e deixar o casal apaixonado sozinho.

Ele todo feliz por ter cozinhado parte do banquete e encomendado a outra parte, e ainda ter convidado mais uma pessoa pro encontro com a nova namoradinha, falou todo orgulhoso: “você gostou do jantar?”.

Ela, bem segura de si, olhou bem nos olhos dele e, contando nas mãos, nomeou cada uma de suas experiências gastronômicas, e disse: Gostei do macarrão, do queijo, da azeitona com palmito, só não gostei daquele tal de “conosquinhos!” Onde já se viu peixe cru?

Diego Lourenço Gurgel é publicitário, jornalista e repórter fotográfico

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter