O programa Ruas do Povo já está com máquinas trabalhando em 35 bairros da cidade. Outros dezenove estão em processo de licitação e até o fim de julho próximo, 54 bairros estarão sendo beneficiados pelo maior programa de pavimentação de ruas de toda a Região Norte.
Leia Mais Ruas do Povo chega a Senador Guiomard com R$ 40 milhões em investimentos |
Entre os bairros onde as máquinas já estão trabalhando está o Albert Sampaio. Criado há mais de quarenta anos, surgiu de um espaço onde hoje funciona a sede Movimento de Reintegração dos Hansenianos do Acre (Morhan). Abriga 677 famílias, a maioria de pessoas que faziam (e fazem) tratamento contra a hanseníase.
Esta semana, o coordenador do comitê gestor do programa Ruas do Povo em Rio Branco, Marcus Alexandre, reuniu-se com os moradores para falar sobre as obras que estão sendo realizadas no bairro: até o verão, 21 ruas serão pavimentadas, num total de 3,4 quilômetros.
Além da pavimentação, serão realizadas obras nas redes de água e de saneamento. A novidade é que algumas ruas serão pavimentadas em tijolos. Mas, segundo Marcus Alexandre, se a demanda não atender o bairro, algumas ruas poderão ser pavimentadas com asfalto.
“A ordem para realizar o serviço no Albert Sampaio já foi dada pelo governador Tião Viana. As máquinas só sairão daqui quando todas as ruas estiverem prontas”, afirmou o coordenador, segundo o qual algumas ruas serão pavimentadas com tijolos. “Mas, se a demanda não atender o bairro, outras poderão receber asfaltamento.”
O programa Ruas do Povo é o maior investimento em infraestrutura que está sendo realizado pelo governo do Estado. Os recursos são da ordem de R$ 233 milhões – uma parte do empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a outra, da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).
As obras do comitê gestor são ações integradas com pavimentação, redes de água e esgoto, e drenagem. Em Rio Branco, a parceria entre a Emurb, Deracre e Depasa tem sido fundamental para levar os benefícios do programa a todos os bairros da cidade.
Quem está gostando dos investimentos realizados no Albert Sampaio é o presidente do bairro, Adalcimar Pereira de Souza. Morador da localidade há dezoito anos, ele diz que a comunidade já sofreu muito com a lama durante o inverno, mas que o sofrimento está chegando ao fim. “O governo do Estado está de parabéns pela intervenção que está sendo realizada aqui no nosso bairro.”