Após reunião com a secretária de Turismo do Acre, Ilmara Lima, realizada no mês passado, representantes de várias comitivas avalizaram a sugestão de dividir as responsabilidades na organização da Cavalgada deste ano, evento de abertura da Expoacre.
Conforme ficou definido, foi criada uma associação que passa então a trabalhar na organização da Cavalgada. Formada por um grupo de dez empresários que já comandam as principais comitivas da festa, a Comissão Organizadora cuidará de todos os detalhes para a realização e condução da Cavalgada 2013.
A parceria do governo do Estado será mantida, cabendo ao poder público disponibilizar toda a logística que dá suporte de segurança ao evento, que inclui, além do policiamento militar e de controle do trânsito, os atendimentos especializados do Corpo de Bombeiros e do Samu. A limpeza do trajeto também foi assegurada, com a permanência do mesmo esquema de limpeza que vem sendo feito pela Prefeitura de Rio Branco, através da Semsur nos últimos anos.
Segundo o empresário Ary Palú Jr. (da Comitiva JB Grill), a Associação passará a coordenar as inscrições das comitivas, quadriciclos e animais de montaria, que passam a pagar uma taxa, diferenciada por categoria, no ato da inscrição.
“Todo o dinheiro arrecadado com essas inscrições vai ser revertido para pagar os custos da Cavalgada”, ressalta Ari Palú. Além da segurança que será feita pela Polícia Militar, os participantes vão poder contar com mais 50 seguranças particulares que serão contratados exclusivamente para atuar no apoio às comitivas.
O regulamento oficial da Cavalgada, no entanto, não sofreu alterações e continua servindo como base para quaisquer iniciativas que venham a ser propostas pela nova Comissão Organizadora.
Locais das inscrições
Iniciadas esta semana, as inscrições para a Cavalgada 2013 já apresentam algumas das mudanças feitas pela nova Comissão Organizadora: as comitivas nas categorias Caminhões e Trios, por exemplo, passarão a pagar uma taxa de R$ 100 no ato da inscrição, que podem ser feitas no restaurante JB Grill. Na categoria Quadriciclos, o valor cobrado será de R$ 50, por veículo, e as inscrições podem ser feitas nas lojas Honda e Paris Dakar.
Este ano, por decisão da Comissão Organizadora, apenas será mantido o concurso que irá escolher os equinos mais bonitos do desfile.
“Essa é uma das novidades que estamos apresentando, já que havia muitas ressalvas aos critérios que definiam os títulos para as comitivas mais animadas ou mais bonitas”, diz Leandrius Muniz, o Bocão (da Comitiva Rancho Ipanema), que preside a Comissão Organizadora.
Para participar deste concurso, que é aberto a todos os cavaleiros e amazonas, foi estabelecida uma taxa de R$ 10. Esta taxa, no entanto, será cobrada exclusivamente dos proprietários dos animais que façam a opção por se inscrever e participar da disputa. As inscrições dos nomes e raças dos animais serão feitas também no restaurante JB Grill.
“Quem vai tão somente para se divertir na Cavalgada, montado no seu cavalo, e não quiser participar do concurso, não paga nada”, afirma Bocão.