Começam as escutas públicas para elaboração do Plano Estadual de Cultura

A caravana do Plano Estadual de Cultura do Acre (PEC/AC) começa a retornar aos municípios para a fase de escutas públicas. Nesta terça-feira, 27, o Núcleo Executivo do PEC, membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) e representantes da Fundação Elias Mansour (FEM), incluindo a presidente Francis Mary, reuniram-se com os fazedores de cultura de Senador Guiomard, na Biblioteca Luiza Batista Medeiros, para debater sobre o modelo construído até o momento.

A caravana do Plano Estadual de Cultura do Acre começa a retornar aos municípios para a fase de escutas públicas (Foto: Val Fernandes/FEM)

A caravana do Plano Estadual de Cultura do Acre começa a retornar aos municípios para a fase de escutas públicas (Foto: Val Fernandes/FEM)

Encerrado o diagnóstico, entra em execução o prognóstico, ou seja, a seta que indica a direção para onde a cultura seguirá pelos próximos dez anos. E quem decide isso é o povo. “Os munícipes vão dizer o que querem e como querem. Precisamos firmar uma base bem sólida para que o PEC tenha a cara do nosso Estado”, disse Eudmar Bastos, representante do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura).

Em junho e julho passado, a caravana da FEM percorreu todos os municípios do Estado e colheu informações que vão do comportamento dos moradores até o mapeamento das manifestações culturais de cada lugar. Agora, o resultado de todo esse levantamento está sendo apresentado para quem participou da primeira etapa. É a hora de conferir e ainda sugerir novas ideias e propostas.

A presidente da FEM afirma que o intuito do governo é interiorizar as suas ações para poder contemplar cada região acreana. “Passamos por um momento histórico. É a primeira vez que se debate o PEC no Estado. Nessa hora é importante que os segmentos de todas as áreas se organizem. Quanto mais organizados, mais haverá possibilidade de conquistas”, disse.

As escutas públicas devem acabar em meados de dezembro. Só então é que a minuta do PEC poderá ser definida e, em seguida, validada na 3ª Conferência Estadual de Cultura. Depois, a proposta será encaminhada para aprovação na bancada da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter