Começam as aulas no sistema estadual de Ensino em Cruzeiro do Sul

Abertura definitiva da BR-364 facilitou o transporte dos livros didáticos (Foto: Flaviano Schneider)

Abertura definitiva da BR-364 facilitou o transporte dos livros didáticos (Foto: Flaviano Schneider)

Em Cruzeiro do Sul, todas as escolas urbanas de Ensino Fundamental e Infantil da rede pública estadual começaram hoje o ano letivo. No Ensino Médio, os alunos da Craveiro Costa também voltaram às aulas, mas para os estudantes da escolas Flodardo Cabral e Dom Henrique Ruth, o ano letivo será iniciado somente na próxima quarta-feira. Segundo o coordenador de Educação no município, Zequinha Lima, ainda há pendências na lotação de professores.

Em pelo menos três disciplinas (química, matemática e física) não há professores formados e concursados, mesmo com os concursos realizados no ano passado.  Para solucionar o problema, o Núcleo da Secretaria de Educação e Esporte (NSEE) está convocando professores que estavam na lista de aprovados e aguarda a publicação no Diário Oficial para que possam ser assinados os contratos.

Nas escolas da zona rural, a data prevista para a volta às aulas é 27 de fevereiro, já que em algumas o ano letivo de 2011 ainda está sendo encerrado. A estimativa é de que cerca de 22 mil alunos se matriculem para frequentar  as 79 escolas de Cruzeiro do Sul abrangendo a zona rural, zona  urbana, escolas conveniadas e escolas indígenas.

Livro didático 

Na volta às aulas, o setor de Livro Didático do Núcleo da Secretaria de Educação e Esporte (NSEE) está recebendo a reserva técnica de livros didáticos para o Ensino Fundamental. Segundo a coordenadora do setor, Nileide de Oliveira, as escolas de Ensino Fundamental e Médio recebem pelo correio os livros que a elas cabem. No NSEE ficam armazenados 9.100 livros da reserva técnica. Ela contou que neste ano os livros chegaram mais cedo, o que foi possibilitado pela abertura definitiva da BR-364 entre Cruzeiro do Sul e a capital. Em outros anos o transporte dos livros era feito por balsas, o que ocasionava atrasos.  

Projovem urbano

O NSEE também está com matrículas abertas para o Projovem Urbano, um programa federal que beneficia pessoas que interromperam seus estudos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental e tem entre 18 e 29 anos. Até agora foram matriculados 85 alunos, mas as vagas são para 200 pessoas. As matrículas continuam até o fim de abril e as aulas começarão em 7 de maio. O curso dura um ano e meio e as aulas serão dadas nas escolas Barão do Rio Branco e Tancredo Neves.

Além de receber o certificado de conclusão do Ensino Fundamental,os alunos inscritos no Projovem Urbano recebem qualificação profissional, atividades de inclusão digital e bolsa mensal no valor de R$ 100,00. Para os que são pais ou mães, o programa disponibiliza, na própria escola, educadores que acompanham as crianças nos horários das aulas.

Servidores do Projovem Urbano estão nos bairros fazendo a divulgação do programa. Para se inscrever o candidato tem que apresentar comprovante de residência, xerox da carteira de identidade e, se for o caso, histórico escolar que livra o interessado de passar pelo processo de avaliação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter