Começam as aulas do Projovem no Estado do Acre

No ano passado mais de 300 jovens foram capacitados pelo programa (Foto: Assessoria SEE)

No ano passado mais de 300 jovens foram capacitados pelo programa (Foto: Assessoria SEE)

Começaram nesta segunda-feira, 18, as aulas inaugurais do Programa Nacional de Inclusão dos Jovens (Projovem Urbano). Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), através da Coordenação de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a Aula Inaugural do Projovem – que oferece capacitação para o mercado de trabalho e formação integral para jovens de 18 a 29 anos – tem como objetivo o acolhimento dos novos alunos, além da apresentação das diretrizes gerais e da estrutura de funcionamento do curso.

As aulas contarão com as presenças do Diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, da Coordenadora do Programa no Acre, Milla Almeida, e Vera Said, técnica pedagógica.

“A expectativa nos municípios é de que, através do programa, jovens e adultos tenham uma oportunidade a mais para concluírem o ensino fundamental e, consequentemente, uma qualificação profissional para ingressarem seguramente no atual mercado de trabalho, marcado por uma competitividade muito forte”, disse Fernanda Alves, coordenadora do EJA.

O Projovem atua desde 2009 no Acre. No ano passado ele formou mais de 300 alunos e este ano inicia formação para 800 inscritos, atuando como agente de modificação e construtor de oportunidades, como as aproveitadas por Carlos Henrique, concludente do Projovem que fez parte da comitiva que representou a Região Norte no Encontro de Juventude e Educação para Sustentabilidade Socioambiental da conferência Rio+20.

“Fomos até este grande evento como parte da contemplação de 25 alunos do Programa em todo o país para participar dos debates. Adquirindo mais conhecimento sobre assuntos como Espaços Educadores Sustentáveis e falando da importância do Projovem no Acre, ajudamos a continuar divulgando positivamente a imagem educacional do nosso estado”, declarou Carlos.

Sobre o Projovem

Implantado do Acre desde 2009, o Projovem promove a inclusão social de jovens entre 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino regular. Ele permite a reinserção na escola e no mundo de trabalho, oferecendo oportunidades de desenvolvimento para exercício completo da cidadania. Em 2011, se formaram no Estado do Acre, pelo ProJovem, 333 alunos dos municípios de Feijó, Sena Madureira, Senador Guiomard e Tarauacá.

A partir de 2012, o programa passou a ser executado pelo Ministério da Educação, em parceria com os Governos Estaduais, sendo integrado à política educacional e desenvolvido no âmbito da modalidade de EJA, em articulação com as políticas de juventude.

{xtypo_rounded2}

Cronograma das Aulas Inaugurais

18/06: Sena Madureira

19/06: Feijó

20/06: Tarauacá

21/06: Cruzeiro do Sul{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter