Começa mostra ambiental “Fica o Ano Inteiro” no Acre

Abertura do evento contou com sessão especial para alunos da rede pública de ensino

Um festival de cinema totalmente voltado para a temática ambiental com objetivo de melhorar a conscientização da população. Essa é a proposta da mostra “Fica o Ano Inteiro”, que começou em Rio Branco, nesta quarta-feira, 14, e vai até quinta-feira, 15, no Cine Teatro Recreio (Sérgio Vale/Secom)

Um festival de cinema totalmente voltado para a temática ambiental com objetivo de melhorar a conscientização da população. Essa é a proposta da mostra “Fica o Ano Inteiro”, que começou em Rio Branco, nesta quarta-feira, 14, e vai até quinta-feira, 15, no Cine Teatro Recreio (Sérgio Vale/Secom)

Um festival de cinema totalmente voltado para a temática ambiental com objetivo de melhorar a conscientização da população. Essa é a proposta da mostra “Fica o Ano Inteiro”, que começou em Rio Branco, nesta quarta-feira, 14, e vai até quinta-feira, 15, no Cine Teatro Recreio. As exibições acontecem em sessões às 15 e 19 horas, com entrada franca. A mostra é na verdade uma apresentação dos filmes vencedores do XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado todo ano na Cidade de Goiás e que chega pela primeira vez ao Acre.

Carlos Rebelo, representante do governo estadual em Brasília, foi o principal responsável por trazer a mostra de filmes inéditos para o Acre, “Esse festival tem tudo a ver com o modelo de gestão e desenvolvimento do nosso estado”.  Segundo o cineasta Sílvio Margarido, que incentivou a mostra no Acre, “Os filmes premiados nesse festival circulam por várias cidades na mostra Fica o Ano Inteiro. São filmes que mostram como vivem diversas comunidades em seu meio”.

A sessão de abertura contou com alunos da escola Glória Perez. Cerca de 110 alunos do sistema público de ensino já confirmaram presença através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Como Gleycinaira Ynquea, de 15 anos, que aproveita os filmes de temática ambiental e lembra que, “Nós temos esquecido o quanto é importante cuidar do nosso planeta, filmes como esse nos fazem lembrar dessa necessidade”.

Entre as parcerias para a realização do Fica o Ano Inteiro no Acre, os realizadores contaram com a Secretaria de Meio Ambiente. A Secretária Adjunta, Magali Medeiros, ressaltou que, “Estaremos realizando uma apresentação paralela no hall de entrada do Cine Teatro, mostrando as ações que desenvolvemos sobre conscientização ambiental”. Já o Secretário de Comunicação, Leonildo Rosas, conta que, “qualquer forma de valorização artística que envolva a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável é apoiada pelo governo do estado”.

O Fica também surge para consagrar o importante ano que 2011 foi para o audiovisual acreano, que intensificou sua produção cinematográfica autoral e teve a atuação forte dos cineclubes. A cineasta Daniela Andrade, da Sumaúma Cinema e Vídeo, lembrou para a jovem plateia que “Antes, eu sentava para ver os filmes dos outros, agora eu sento para ver os meus filmes. Espero que esse festival também possa inspirar vocês”. Claudio Mendes, gestor cultural da Agência Goiânia de Cultura, trouxe os filmes pessoalmente para o Acre e reforçou, “Que eles possam servir de inspiração para vários outros filmes e que eles possam sair daqui”.

Sobre o Fica

A semente foi plantada no planalto central em 1999, na Cidade de Goiás (ou Goiás Velho), para divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curta, média e longas-metragens nos gêneros ficção, animação ou documentário produzidas em qualquer parte do mundo com temática ambiental. O Fica promove também ações de distribuição, produção, formação e capacitação na área do audiovisual.   

Todos os anos os filmes vencedores recebem um trófeu que leva o nome de figuras que foram importantes para a história da cidade. Cora Coralina, Jesco Von Puttkamer, João Bênnio, Acari Passos, José Petrillo e Carmo Bernardes são alguns exemplos. É um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo e a premiação é a mais, digamos, generosa da América Latina no gênero: R$ 240 mil em prêmios.  

A realização é uma parceria do governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura (Agepel), e do Governo do Acre pela Representação do Governo do Acre em Brasília, Secretaria de Comunicação, Fundação Elias Mansour e Secretaria de Meio Ambiente. A Associação Samaúma Cinema e Vídeo, o Cineclube Opiniões, além de empresários de Rio Branco, são os co-realizadores da edição local do Fica o ano inteiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter