Começa formação de 200 novos pequenos empreendedores em Cruzeiro do Sul

Os novos alunos fazem os cursos de corte e costura básica, pintura predial, manicure e unhas artísticas, corte, escova e colorimetria (Sérgio Vale/Secom)
pequenos_negocios_foto_sergio_vale_4
Os novos alunos fazem os cursos de corte e costura básica, pintura predial, manicure e unhas artísticas, corte, escova e colorimetria (Sérgio Vale/Secom)

Os novos alunos fazem os cursos de corte e costura básica, pintura predial, manicura e unhas artísticas, corte, escova e colorimetria (Sérgio Vale/Secom)

José Augusto tem o corpo franzino, o olhar desconfiado, e carrega, aos 29 anos, marcas de expressão que o fazem parecer mais velho. Nunca trabalhou. Nunca aprendeu uma profissão. Cumpriu pena pelos delitos que cometeu, e hoje, em regime semiaberto, vive uma nova fase de sua vida: entre tintas e pinceis, está descobrindo os truques e as técnicas para se tornar um pintor e ter uma oportunidade de ganhar a vida de forma digna.

Ele é um dos 15 reeducandos, no universo de 200 alunos, que fazem os cursos oferecidos pelo governo do Estado, através da Secretaria de Pequenos Negócios, em Cruzeiro do Sul.

As novas turmas tiveram a presença do governador Tião Viana, acompanhado pela equipe de governo, na aula inaugural. Até o fim do ano serão 500 novos pequenos negócios. Quinhentas famílias terão um destino diferente: com mais renda, mais qualidade de vida e um norte a seguir. Entre os 200 alunos, o governo atendeu pedido do Juizado Criminal e abriu 15 vagas para presos em regime semiaberto. “São pessoas que erraram, mas que pagaram pelos erros e precisam de uma oportunidade para continuar a vida”, disse o vice-governador César Messias.

Os novos alunos fazem os cursos de corte e costura básica, pintura predial, manicura e unhas artísticas, corte, escova e colorimetria. Segundo o secretário de Pequenos Negócios, José Reis, os participantes recebem muito além de um curso profissional, que é oferecido em parceria com o Instituto Dom Moacyr:

“Além do curso, nós também oferecemos os equipamentos necessários para iniciar o empreendimento e articulamos o acesso a uma linha de crédito para que essa pessoa tenha como adquirir os insumos para manter o negócio. Cada empreendimento será acompanhado por pelo menos dois anos, como forma de garantir que as dificuldades iniciais serão superadas. É assim que nós queremos mudar a vida das pessoas”, disse Reis.

 

José Augusto recebe os cumprimentos do governador Tião Viana (Sérgio Vale/Secom)

José Augusto recebe os cumprimentos do governador Tião Viana (Sérgio Vale/Secom)

 

Curso + cirurgia = vida nova

 

As novas turmas tiveram a presença do governador Tião Viana, acompanhado pela equipe de governo, na aula inaugural. Até o final do ano serão 500 novos pequenos negócios (Sérgio Vale/Secom)

As novas turmas tiveram a presença do governador Tião Viana, acompanhado pela equipe de governo, na aula inaugural. Até o fim do ano serão 500 novos pequenos negócios (Sérgio Vale/Secom)

Raimunda Almeida de Souza foi obrigada, pelas circunstâncias da vida, a criar sozinha os nove filhos que teve. “Só eu sei as dificuldades que enfrentei. Como foi difícil passar por isso”, conta. Enquanto ela se esforçava para trabalhar e garantir pelo menos o feijão e o arroz para as crianças, encontrava tempo para sonhar em trabalhar em algo próprio: queria ser costureira. O sonho, um dia, bateu à porta e anunciou: além do curso, ela ganharia também as máquinas de costura e até as tesouras para iniciar o pequeno empreendimento. “Eu quase não acreditei de tanta felicidade. Eu sabia que Deus um dia iria olhar para mim.” Mas ainda faltava algo para que ela se tornasse uma costureira de mão cheia: enxergava mal.

Sentada na primeira fila do curso da aula inaugural de corte e costura, ela exibia, então, o que considerou o segundo presente dado pelo governador Tião Viana: os óculos escuros que protegia a vista recém-operada pelo programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, que está no Juruá atendendo a população.

 

Dona Raimundo Almeida de Souza foi beneficiada por vários programas do Governo do Estado (Sérgio Vale/Secom)

Raimundo Almeida de Souza foi beneficiada por vários programas do governo do Estado (Sérgio Vale/Secom)

 

“Como eu podia costurar se não enxergava direito? Agora está tudo completo. Hoje eu posso trabalhar pra sustentar os quatro filhos que ainda dependem de mim, ajudar a criar os nove netos que já tenho e ensinar às meninas a profissão que eu aprendi”, comenta Raimunda.

“O que nós queremos é renda na casa das pessoas, para que elas possam mudar o padrão de vida, fechar as contas no fim do mês. É esse o esforço que o governo está fazendo. Se depender de mim, nós fecharemos o ano com dez mil pequenos negócios em todo o Estado”, disse o governador Tião Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter