Começa campanha para atualizar a carteira vacinal das crianças menores de 5 anos

Zé Gotinha alegra as crianças durante o lançamento da campanha (Foto: Mônica Araújo/Sesacre)

Zé Gotinha alegra as crianças durante o lançamento da campanha (Foto: Mônica Araújo/Sesacre)

Com muita diversão e distribuição de guloseimas as crianças foram recebidas no lançamento da Campanha de Multivacinação, realizada na manhã de sábado, 24, no Centro de Saúde Cláudia Vitorino. Na solenidade estavam presentes o prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre, a secretária de Estado de Saúde Suely Melo, a secretária Municipal de Saúde Alexandrina, além de técnicos, gerentes e coordenadores de departamentos e áreas técnicas da saúde estadual e municipal.

A Campanha é nacional e ocorre no período de 24 a 30 de agosto, ocasião em que estarão sendo oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação para atualizar o esquema vacinal em crianças menores de cinco anos, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis. No Acre a campanha está sendo realizada em todos os municípios, com busca ativa do público alvo, nos lugares onde o acesso é difícil.

Suely Melo disse que reconhece que fazer imunização na Região Amazônica não é fácil devido à dificuldade de acesso, porém afirma que o poder público está fazendo sua parte para que todas as crianças dentro da faixa etária recomendada não fiquem sem receber a vacina e, pediu ainda, que os pais fiquem atentos a importância da vacina para garantir a saúde de suas crianças.

“Temos um cardápio enorme de vacina que pode fazer com que as nossas crianças não adoeçam”, alerta Suely Melo (Foto: Mônica Araújo/Sesacre)

“Temos um cardápio enorme de vacina que pode fazer com que as nossas crianças não adoeçam”, alerta Suely Melo (Foto: Mônica Araújo/Sesacre)

“Precisamos sensibilizar os pais e responsáveis de crianças menores de cinco anos, bem como a sociedade em geral, para que atualizem a carteira vacinal de seus filhos. Temos um cardápio enorme de vacina que pode fazer com que as nossas crianças não adoeçam”, alerta Suely.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou para a campanha mais de 1.500 profissionais, distribuídos em 305 postos fixos e móveis, além de 183 transportes – carros, motos, barcos e outros.

Será feita vacinação em domicílio para a população rural, mobilização social em conjunto com programas de agentes comunitários de saúde e programa saúde da família, monitoramento rápido de cobertura vacinal para identificação de faltosos pelos agentes de saúde e acompanhamento de eventos diversos associados temporalmente à vacinação.

Para Marcus Alexandre esse é um momento especial. É uma oportunidade dos pais atualizarem a carteira vacinal dos filhos e garantir que eles tenham um futuro saudável. O prefeito agradeceu a iniciativa dos pais que estavam presentes e falou que o Brasil já avançou muito em relação à vacinação, não sendo possível admitir que as crianças fiquem doentes, quando isso pode ser evitado por meio da vacina.

Criança vacinada tem menos risco de adoecer

Vitor Gabriel, de apenas nove dias de nascido, foi levado pela mãe Adelina Pinho para receber o reforço da vacinação (Foto: Mônica Araújo/Sesacre)

Vitor Gabriel, de apenas nove dias de nascido, foi levado pela mãe Adelina Pinho para receber o reforço da vacinação (Foto: Mônica Araújo/Sesacre)

A dona de casa, Natane Costa, é mãe da pequena Nicole Beatriz, de apenas quatro anos de idade. Ela diz que a filha toma todas as vacinas e não perde uma campanha de vacinação.

“Graças a Deus minha menina é saudável. Procuro manter a carteirinha de vacinação dela em dia. Apesar do sofrimento com a picada da agulha sei que minha filha ficará protegida contra várias doenças. Quando tem lançamento de campanha, ela é que me chama, fica toda animada pra brincar no pula-pula e ver o Zé Gotinha”, disse Natane.

Vitor Gabriel, de apenas nove dias de nascido, foi levado pela mãe Adelina Pinho para receber o reforço da vacinação. Adelina não descuida da saúde do filho e diz que a vacina é muito importante para que sua criança crescer forte e saudável.

“Apesar de o meu filho ser uma criança recém-nascida trouxe ele para vacinar. No hospital ele foi vacinado, então vim aqui pra saber se faltava alguma. Quero que meu menino cresça com muita saúde”, falou Adelina.

Vacinas ofertadas durante a campanha

Durante a campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança, como BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, e tríplice viral bacteriana (DPT).

Caso a criança apresente quadro de doenças agudas febris moderas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter