Começa a Semana de Cusco no Brasil

Na manhã desta terça-feira o governador em exercício, César Messias, recebeu o embaixador do Peru, Jorge Bayona, e parte da comitiva cusquenha que o acompanha (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Na manhã desta terça-feira, o governador em exercício, César Messias, recebeu o embaixador do Peru, Jorge Bayona, e parte da comitiva cusquenha que o acompanha (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os acreanos têm até quinta-feira, 19, uma oportunidade de conhecer e desfrutar um pouquinho as belezas e as delícias da cultura e gastronomia cusquenha. Rio Branco sedia a partir de hoje a Semana de Cusco no Brasil, com desfiles, exposições fotográficas, palestras e festival gastronômico. A abertura oficial aconteceu no Via Verde Shopping, ao meio-dia, mas a programação vai acontecer em diversos pontos da cidade.

A agenda é mais uma atividade que reforça a integração entre os dois povos vizinhos e busca estreitar os laços comerciais, culturais e turísticos entre Brasil, através do Acre, e Peru. Na manhã desta terça-feira o governador em exercício, César Messias, recebeu o embaixador do Peru, Jorge Bayona, e parte da comitiva cusquenha que o acompanha.

A agenda é mais uma atividade que reforça a integração entre os dois povos vizinhos e busca estreitar os laços comerciais, culturais e turísticos entre Brasil, através do Acre, e Peru (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A agenda é mais uma atividade que reforça a integração entre os dois povos vizinhos e busca estreitar os laços comerciais, culturais e turísticos entre Brasil, através do Acre, e Peru (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“A estrada do Pacífico nos aproxima e abre uma oportunidade para que os acreanos descubram todas as belezas que existem em Cusco e percorram paisagens geográficas que mudam de forma muito diferente. Há um turismo histórico que pode ser apreciado. O turista brasileiro é muito alegre, simpático e bem-vindo a Cusco”, convidou o embaixador.

Para o presidente da Câmara Regional do Turismo de Cusco, Roger Valencia¸ a fronteira não é mais o limite de dois países, mas a linha onde dois povos irmãos se encontram. “Nós vamos trabalhar para diminuir os custos dessa integração. Se um voo entre o Acre e Pucallpa demora 45 minutos e a ausência dele obriga que essa viagem seja feita em um dia inteiro, isso significa um custo mais alto”, exemplificou.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Florestal, Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, e a secretária de Turismo, Ilmara Lima.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Florestal, Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães e a secretária de Turismo, Ilmara Lima (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Florestal, Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, e a secretária de Turismo, Ilmara Lima (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Estamos trabalhando uma rota integrada entre Mato Grosso, Acre e Cusco chamada Pantanal Andes Pacífico, e queremos muito que vocês façam parte desse roteiro”, convidou a secretária.

No Via Verde Shopping os peruanos estão expondo uma mostra fotográfica que retrata a cultura peruana, coordenada por Alfredo Velarde, e também danças típicas do país vizinho, aproximando as culturas através de intervenções artísticas.

Representando a tradicional gastronomia peruana, estará presente o chef Henry Gómez, que fará uma mostra da culinária andina e todas suas variações com requinte e sofisticação.

O evento se estende até esta quinta-feira, 19, com atividades em várias localidades, como rodadas de negócio, apresentação da Orquestra de Câmara de Cusco e outras atrações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter