A fase estadual dos Jogos Escolares 2012, na categoria sub-14, foi aberta na manhã desta quinta-feira, 9, em Rio Branco. As disputas serão nas modalidades de futsal, voleibol, basquete, handebol, atletismo, tênis de mesa e natação. As competições acontecem nos Ginásios do Sesi, Álvaro Dantas e AABB.
Realizados pelo governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), os Jogos Escolares incentivam crianças e jovens a participarem de atividades esportivas e escolares, conciliando estudos, esporte e lazer. Este ano, participou um número recorde de 600 estudantes vindos de 13 municípios.
As competições acontecem de 9 a 15 de agosto, com os participantes ansiosos para mostrar o bom trabalho desenvolvido pelas equipes, como afirma o técnico Tiago Cândido, do time de futsal feminino de Feijó. “Os jogos são uma forma de apresentação dos novos talentos, destacando alunos que podem se tornar futuros atletas profissionais, ressaltando ainda que os times devem estar altamente concentrados no esforço necessário para tornarem-se campeões”, disse o técnico.
De Assis Brasil, o estudante Rodrigo Silva está confiante com a oportunidade de crescer na competição, que, para o jovem, “é uma chance de dar o exemplo de como é nossa cidade. Me sinto um esportista muito feliz em poder competir pela vitória do meu time nos Jogos Escolares”, disse. Representar com orgulho sua cidade também é o objetivo de Marcela Souza, de Brasileia, que compete na categoria handebol. “O esporte é uma forma de trazer educação e disciplina, ocasião em que os jovens têm se esforçado para obter os melhores resultados e fortalecer a união dos times”, declarou Marcela.
Secretário adjunto de Esporte, Mauro de Deus, acredita que para 2012 acontece o bom reflexo do trabalho que a SEE vem realizando na formação e capacitação dos estudantes. “As nossas expectativas são as melhores, tanto no sentido de organização como no sentido pedagógico, já que o esporte é um mecanismo muito forte de crescimento e formação do cidadão. As ações do governo têm como principal objetivo proporcionar essa ampla forma de ensino e aprendizagem aos estudantes”, explicou Mauro.