Atividade faz parte da programação que antecede a campanha nacional do Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, a ser realizada de 18 a 22 de maio
Os programas estadual e municipal das hepatites virais e o Programa Municipal de DST/Aids promovem nesta sexta-feira, 24, das 17h30 às 19 horas, na escola Alcimar Leitão, a quinta edição dos Jogos da Prevenção, com a participação de alunos de 14 escolas públicas e particulares. O objetivo dos organizadores é conscientizar os jovens sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além de incentivá-los a evitar as drogas por meio do esporte.
A primeira rodada ocorre de 24 a 26 de abril com as escolas públicas, e a segunda, de 27 de abril a 1º de maio, com as escolas particulares. A modalidade é futsal e participam alunos de 14 a 25 anos. A atividade faz parte da programação que antecede a campanha nacional do Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, a ser realizada 18 a 22 de maio.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual das Hepatites Virais, Mônica Abreu, os jogos fazem parte do Projeto Esporte e Saúde que vem sendo realizado há cinco anos por meio do Programa Municipal de DST/Aids.
"O trabalho começou com um projeto-piloto na escola Alcimar Leitão e vem sendo expandido para outras escolas. O objetivo é incentivar os jovens a praticar esporte e, caso seja necessário, tirá-los das drogas, do álcool e da prostituição", enfatiza Abreu.
De acordo com a coordenadora, os alunos que fazem parte do projeto, além de melhorar o desempenho escolar, recebem a vacina contra a hepatite B e são treinados sobre as formas de prevenção das hepatites e demais DST/Aids para serem multiplicadores em outras escolas.