Começa nesta terça-feira 2ª Conferência Estadual de Saúde Mental

Evento terá a participação de representantes de todos os municípios do Acre

A 2ª Conferência Estadual de Saúde Mental começa nesta terça-feira, dia 18, a partir das 18 horas, no auditório da Fundhacre, em Rio Branco. O evento vai contar com a participação de delegados das 22 cidades do Acre, que foram eleitos após as conferências municipais. A segunda edição do encontro estadual sobre saúde mental vai debater as diretrizes de políticas assistenciais, e eleger representantes para o encontro nacional.

A coordenadora estadual de saúde mental, Ximenia Catalán, ressalta a importância de o evento ter sido realizado em todas as cidades do estado. "A conferência foi feita em cada um dos municípios porque a gente necessita fazer a real dimensão do que cada um deles está fazendo na área de saúde mental. Nós temos realidades diferentes. Nossos municípios são pequenos, estamos no meio da floresta, então, eles estão isolados, e muitos fazem fronteira com outros países que têm características particulares. Por isso a gente fez questão de fazer as etapas municipais", relata.

Após a abertura, os grupos de trabalho vão estar nos dias 19 e 20 de maio, no auditório da Uninorte.

A Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial envolve todosos Estados brasileiros, sendo uma etapa obrigatória para a Conferência Nacional. Este ano, o tema central é Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios. No Acre, a Secretaria deEstado de Saúde (Sesacre) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) são quem promovem o encontro.

Os organizadores estimam reunir cerca de 300 pessoas entre delegados dos municípios, gestores, representantes dos governos federal, estadual e municipal, representantes de trabalhadores de diversos setores da Saúde, Justiça e Direitos Humanos, Assistência Social, Esportes, Educação, Cultura e Segurança Pública, representações indígenas, Ministério Público, Funasa, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

{xtypo_rounded2}Durante a conferência, o tema central será discutido em três eixos temáticos:

1 – Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais – Eixo da Política e da pactuação;

2 – Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais – Eixo do Cuidado;

3 – Direitos humanos e cidadania como desafio éticoe intersetorial – Eixo da Intersetorialidade.

Cada eixo temático será apresentado emuma mesa-redonda que contará com a participação de umcoordenador e três expositores, seguido de debates com os delegados eleitosnas Conferências Municipais e convidados.{/xtypo_rounded2}

Leia também:

Acre realiza a II Conferência Estadual de Saúde Mental

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter