Comidas típicas, apresentação de quadrilhas, brincadeiras e shows fazem parte da programação que acontece no estacionamento do estádio Arena da Floresta
Tem início nesta segunda-feira, 29, mais uma edição do Arraial Cultural promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, com o apoio da Prefeitura de Rio Branco e Liga das Quadrilhas Juninas do Acre. O evento acontece no estacionamento do estádio Arena da Floresta, a partir das 18h30. Os visitantes poderão saborear diversas comidas típicas, se divertir com as brincadeiras tradicionais, aproveitar muito som de forró arrasta-pé e assistir ao melhor das quadrilhas juninas durante a 11ª edição do Festival Estadual de Quadrilhas que será realizado durante as sete noites de evento.
Uma das festas de maior expressividade do calendário artístico cultural do Acre, o Arraial Cultural apresenta este ano o tema Tradição, Cultura Popular e Acreanidade, inspirado na cultura dos seringais.
No espaço está sendo montado uma espécie de cidade cenográfica composta pela Arena dos Folguedos, local onde acontece o tradicional concurso de quadrilhas e shows com artistas locais, o Palco Saudades do Seringal com apresentações de grupos populares e o Terreiro dos Quitutes, com barracas de comidas típicas, além da Barraca das Tradições. Nesta edição 16 grupos de juninos transformam o concurso em evento estadual com a participação de quadrilhas dos municípios acreanos.
Festival de Cultural Caipira – Já neste primeiro dia de arraial, começa o Festival Estadual de Quadrilhas, com apresentação de três grupos que participam da competição. São ao todo 15 quadrilhas dos municípios de Bujari, Plácido de Castro, Brasileia, Senador Guiomard, Sena Madureira, Acrelândia e Rio Branco. A cada noite, três delas se apresentam e no próximo sábado, dia 4, será divulgado o resultado com as três melhores escolhidas pelo corpo de jurados. No domingo, a população poderá assistir a reapresentação das campeãs.
O Festival é realizado pela Liga de Quadrilhas do Acre, com apoio do Governo do Estado. As primeiras colocadas ganharão prêmio em dinheiro, e a quadrilha campeã vai receber também as passagens para participar da competição nacional, que será realizada em julho, na cidade de Fortaleza.
Moraes Moreira e banda
A grande atração deste ano é o show do cantor e compositor Moraes Moreira e banda. Um dos criadores dos Novos Baianos, os números da carreira de Moraes Moreira impressionam: são quarenta discos e quase 500 músicas compostas ao longo de quarenta anos de ótimos serviços prestados à música nacional, seja nos Novos Baianos seja em sua carreira solo. O artista brindará o público com um show que traz músicas antigas como Lá vem o Brasil descendo a ladeira, Eu também quero beijar e Pombo correio, além de novos sucessos como Oi e Spok Frevo Spok.
Noite das Tradições – Com uma diversidade de manifestações a Noite das Tradições, no sábado, 4, apresenta os Folguedos Populares – As Pastorinhas da Seis de Agosto, Marujada e a Quadrilha Convidada Si Bobiá a Gente Pimba – Samambaia – DF.
No palco alternativo todos os dias o público poderá apreciar o Saudades do Seringal com a apresentação dos grupos Baques de Festa e Enverseios da Natureza com Antônio Pedro e Banda Uirapuru, Contação de Causos com Cícero Farias, Monteirinho e Os Bangunceiros do Forró e o Forró Regional com o Grupo Caravana do Pecado.
Grupos dos municípios – O evento que representa o fortalecimento do movimento de cultura popular, esse ano abre o leque para a participação de grupos dos municípios que estarão representados por suas quadrilhas.
A edição 2009 além de valorizar e revitalizar a cultura junina de tradição nordestina dos nossos avós, antepassados e colonizadores, faz uma ponte muito importante com a cultura dos seringais.