Começa a demolição das casas do bairro da Lagoa para a construção da ponte do Juruá

Algumas famílias receberam indenização em dinheiro, outras preferiram aguardar a conclusão de um conjunto habitacional com 100 casas, cujas obras já estão quase prontas

 

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Famílias retiradas têm apoio dos homens do Deracre (Foto: Flaviano Schneider/Secom)

Com a chegada da primeira grande friagem, prenunciando que o verão está chegando, a população cruzeirense aguarda com expectativa a reabertura da BR-364, prometida para o início de julho, e o início das obras da ponte do Juruá, que, com 550 metros, será a maior do Acre. O consórcio vencedor da licitação aguarda a chegada dos insumos que estão sendo transportados por balsa.

A construção da ponte vai abrir vários postos de trabalho. O Governo do Estado, através do Deracre, trabalha os acordos com os moradores dos bairros Lagoa e Miritizal, que serão diretamente impactados com as obras da ponte. Segundo a coordenadora de intervenção no Juruá, Tânia Regina da Silva, o Deracre já fechou acordos com 55 moradores e ainda faltam cerca de 80; algumas casas já foram demolidas e 18 famílias retiradas. As muitas chuvas do mês de maio prejudicaram um pouco o andamento das negociações.

Algumas famílias receberam indenização em dinheiro, outras preferiram aguardar a conclusão de um conjunto habitacional com 100 casas, cujas obras já estão quase prontas, faltando ainda a infraestrutura e o habite-se, sem os quais as casas não podem ser entregues. Moradores que se decidiram pelas casas, terão auxílio-moradia par a pagar aluguel de um imóvel no período.

Servidores do Deracre e um caminhão estão apoiando as obras de demolição e o transporte do material das casas. Segundo um servidor, as pessoas que tiveram as casas demolidas aproveitam quase integralmente o material de suas casas.

A interventora Tânia conta que há uma resistência das famílias em abandonar o bairro da Lagoa, especialmente devido à proximidade com o centro da cidade. Alegam que o filho estuda no centro, o marido trabalha nas proximidades, etc. Segundo ela, o que se vai procurar evitar é que as famílias que forem retiradas acabem voltando e para isso vai haver fiscalização constante. Ela disse que o bairro da Lagoa será transformado em área de preservação ambiental.

A ponte do Juruá

Com previsão de conclusão até o fim de 2010, a ponte terá 550 metros de comprimento com quatro faixas de rolamento. Para que haja tranquilidade na passagem de navios sob a ponte, ela terá uma altura de 13,5m acima da maior cota já atingida no rio Juruá. No verão juruaense, o vão da ponte terá de 25 a 30 m de altura. A variante, que ligará a ponte à BR-364, terá 12,4 km com largura de 12 metros, englobando duas pontes de rolamento de 3,5m cada e acostamentos dos dois lados, cada um com 2,5m de largura. A variante não faz parte da BR-364, ela é o primeiro trecho asfaltado da BR-307, que vai ligar Cruzeiro do Sul ao Peru.

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