Combate à violência é tema de campanha em escolas públicas

LSP_9344
Antony da Silva vivenciou casos de violência em casa. O estudante disse que vai trabalhar a campanha com a família (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Eu vi meu pai bater na minha mãe por muito tempo, sem poder fazer nada, a não ser crescer e tratar melhor as mulheres.” O relato é do adolescente Antony da Silva, de 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Pública Estadual Berta Vieira de Andrade, no bairro São Francisco, em Rio Branco. O fato não é isolado, pois outras histórias parecidas se repetem na comunidade escolar.

LSP_9362
Na Escola Berta Vieira, 176 alunos foram contemplados com o kit da campanha “Quem Ama Abraça” (Foto: Diego Gurgel/Secom)

É com o objetivo de mudar essa realidade que a campanha “Quem Ama Abraça”, lançada em abril deste ano e promovida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater, em parceria com os governos estaduais, atende atualmente duas escolas na capital.

“O projeto é piloto, e nessa fase inicial vamos capacitar os professores e sensibilizar os estudantes por meio de atividades escolares que envolvam e discutam o problema da violência na sociedade”, disse a secretária de Estado de Política para as Mulheres, Concita Maia.

De cunho nacional, a campanha é coordenada no Acre pelas secretarias de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e de Educação e Esporte (SEE). Na tarde desta terça-feira, 12, alunos dos 9º anos das escolas públicas Berta Vieira e Lindaura Martins Leitão receberam quites educativos da campanha.

No material, que contém uma mochila, CD, gibis, adesivos e um chaveiro, o desejo da mudança de paradigmas e desconstrução de preconceitos e estereótipos em relação às meninas e mulheres que geram a violência de gênero.

“Precisamos conscientizar não somente as mulheres, mas também crianças e jovens, por meio da educação, sobre a questão da violência doméstica. Queremos falar para todas as pessoas, para que elas possam reproduzir uma cultura de paz, da não violência”, declarou Concita Maia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter