Com tema Jornalismo Ambiental e suas Narrativas Visuais, governo promove workshop com fotógrafo André Dib nesta quarta

O governo do Acre, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Comunicação (Secom), realiza, nesta quarta-feira, 19, das 14h às 16h, no Museu dos Povos Acreanos (MPA), em Rio Branco, o workshop Jornalismo Ambiental e suas Narrativas Visuais. O evento será ministrado pelo fotógrafo André Dib, com a participação dos fotógrafos acreanos Alexandre Cruz-Noronha e Marcos Vicentti.

A ação faz parte da programação dos 20 anos do Parque Estadual Chandless, que foi criado em 2 de setembro de 2004, por meio de decreto estadual, sendo a única unidade de conservação de proteção integral gerida pelo Estado, por meio da Sema.

Localizado na região central do Acre, entre Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, ocupa 4,2% do território acreano, sendo uma das áreas mais ricas do estado em biodiversidade e sua principal característica são as florestas de bambu.

Os fotógrafos André Dib, Alexandre Cruz-Noronha e Marcos Vicentti vão compartilhar suas experiências profissionais durante workshop. (Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema)

André Dib está em expedição no Parque Estadual Chandless e no seu retorno ministra o workshop, para compartilhar sua experiência profissional. Os fotógrafos acreanos Alexandre Cruz-Noronha e Marcos Vicentti, que o acompanham na expedição, também irão expor suas experiências profissionais.

“O workshop é importante para os comunicadores do estado. Uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências com profissionais capacitados e com anos de atuação em jornalismo ambiental”, destaca a secretária de Comunicação. Nayara Lessa.

O evento é direcionado a profissionais de comunicação, blogueiros, profissionais de redes sociais e demais interessados. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas neste link.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, ressalta a importância da capacitação profissional. “A comunicação tem esse poder de levar para a sociedade informações e gerar um processo de sensibilização quanto ao uso dos recursos naturais, somando esforços para a implementação das políticas públicas da agenda ambiental”, afirma.

André Dib

Fotógrafo desde 2002, André Dib especializou-se em fotografia documental, produzindo conteúdo para as principais revistas e jornais do país e do exterior. Participou de diversas expedições pelo mundo, a fim de documentar paisagens, fauna e flora, bem como o modo de vida de povos e comunidades tradicionais. Entre ensaios e reportagens, teve trabalhos publicados em conceituados veículos, como National Geographic, Scientific American, Nature, The Guardian, Explore, O Globo e Folha de São Paulo, entre outros.

Nos últimos anos vem se especializando em direção de fotografia, captando imagens em movimento e realizando documentários de cunho social e ambiental, tendo produzido conteúdo para ONGs e instituições como WWF, Greenpeace, Itaú Social, SOS Amazônia, Instituto Juruá, Fundação Grupo Boticário, TNC, USAID, FAO (ONU), ICMBio e Serviço Florestal Brasileiro e já teve muitos de seus ensaios apresentados em mostras e exposições dentro e fora do país.

Ganhou 15 prêmios no Brasil e no exterior, entre eles, dois da Fundação Nacional de Artes (Funarte); Energy Saving, em Zurique, na Suíça; no Concurso Latino-Americano de Fotografia; Troféu Corcovado e Prêmio HSBC de Jornalismo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter