Com relatos de luta e superação, governo do Acre realiza abertura do Outubro Rosa e lança programação

“Você nunca imagina o que vai acontecer com você e nem com alguém próximo de você. Eu vou passar, eu já pensei que já estou curada. O toque é muito importante porque eu fazia meus exames anualmente, mas eu vi que algo estava estranho na minha mama, e na mesma hora eu já procurei um médico. Foi o diagnóstico precoce. Vou fazer o tratamento, ficar curada e ajudar as mulheres que também estão passando. Não tenham medo, sejam fortes, tenham muita fé e acreditem que existe a prevenção e a cura”.

Abertura do Outubro Rosa foi realizada na entrada da Sesacre, em Rio Branco. Foto: Odair Leal/Sesacre

Essas foram as palavras emocionadas da diretora de Gerenciamento de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Celene Maia, durante a abertura oficial da programação do Outubro Rosa, nesta terça-feira, 1º. A cerimônia marcou o início de um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, uma doença que afeta milhares de mulheres e homens no Brasil e no mundo.

Diretora de Gerenciamento de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Celene Maia, contou sobre seu diagnóstico. Foto: Odair Leal/Sesacre

Na ocasião, o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, destacou a importância do autoexame e do autocuidado. “Nós falamos da mamografia, do ultrassom, da ressonância, mas nós podemos em casa fazer o autoexame e nos prevenir. O autoexame é simples. Fico parado na frente do espelho, mãozinha atrás da cabeça, faço um movimento de abrir e fechar os braços, vejo se eu tenho alguma assimetria, um abaulamento, uma retração, um caroço”, explicou.

Segundo Pascoal, o autoexame não se limita apenas à mama. “Vamos seguir avaliando a axila, a região supra e clavicular, o pescoço. Além disso, alguns sinais chamam atenção, como um líquido saindo do bico do peito. Se isso acontecer, procure um médico. Os homens também precisam se cuidar, mas muitas vezes são os que menos se preocupam. Então, que essa campanha não se limite ao mês de outubro, mas que ela se estenda por todos os dias”, afirmou.

“No Meu Lugar”

Luciana Braga, que atuava na Nefrologia da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), compartilhou sua experiência pessoal com o câncer de mama. “Meu tratamento iniciou em 2021. Fui encaminhada ao Cecom [Centro de Controle Oncológico do Acre] e, em cerca de três semanas, já estava com meu diagnóstico”, disse.

Luciana Braga compartilhou o relato de luta e superação do câncer de mama. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Fui para o Hospital do Câncer e quando o doutor Rafael perguntou se eu queria ir para fora do estado, eu respondi: ‘Doutor, o que tem lá fora que aqui não tem?’ Ele disse que a medicação era a mesma e eu decidi ficar. Acredito muito nos profissionais que temos aqui. Acredito que o nosso estado está cada vez mais preparado para o atendimento de câncer. Minha evolução foi positiva porque fui tratada aqui, no meu estado, com a minha família. E por menor que seja a nossa chance, ela existe. E a gente tem que lutar por isso”, completou.

Dados no Brasil e no Acre

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer de colo do útero prevalece. Em 2020, a taxa de mortalidade pela doença no país foi de 11,84 óbitos por 100 mil mulheres. No Acre, a taxa de incidência de câncer de mama estimada para 2023 é de 26,20 casos para cada 100 mil mulheres, e a taxa de mortalidade em 2020 foi de 6,39 casos por 100 mil mulheres.

Sesacre lançou nesta terça-feira, 1°, a programação do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. Foto: Odair Leal/Sesacre

Segundo dados preliminares do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), ano passado, 20.293 pessoas morreram no Brasil devido à neoplasia maligna da mama. No Acre, 135 novos casos foram registrados, sendo que 35% destes foram entre mulheres de 50 a 69 anos e um caso em um homem. Em 2022, a produção de mamografias no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado incluiu 5.000 exames de rastreamento e 836 exames diagnósticos, conforme os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Programação Outubro Rosa

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal, ao lado das secretárias adjuntas Ana Cristina Moraes e Andrea Pelatti. Foto: Odair Leal/Sesacre

Aldaysa Sampaio, chefe da Divisão de Promoção à Saúde, destacou as ações planejadas para o mês: “Hoje é a abertura oficial do Outubro Rosa, mês em que intensificamos a prevenção do câncer de mama. Teremos uma ação no dia 5, no Via Verde Shopping, em parceria com a Unama e a Escola Técnica, das 16h às 20h, com vários procedimentos gratuitos para a população. No dia 8 vamos realizar a abertura no Hospital de Amor, e no dia 30 teremos o encerramento no Cecon e no Hospital de Amor. E durante todo o mês a carreta da unidade móvel do Hospital de Amor vai percorrer os municípios, levando atendimento e conscientização para todo o estado”, informou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter