Apresentando 40 personalidades femininas com fotos e pequenas biografias, o livro Rainhas: Retratos da Cultura Brasileira será lançado nesta sexta-feira, 6, na capital paulista. A obra é resultado de projeto apresentado ao edital de cultura Proac Direto 2021, do governo do Estado de São Paulo, e tem como representante do Acre a radialista Nilda Dantas, a “rainha do rádio”.
A jornada real
Acompanhante da mãe nos programas de auditório das rádios de Rio Branco nos anos 60, Nilda Dantas Pires participou de concursos de calouros e acabou sendo contratada, aos 17 anos, como locutora da Rádio Novo Andirá, ensaiando seu primeiro passo no universo radialista. Na Rádio Difusora Acreana, Nilda Dantas, atua desde 1972.
Jornalista, fotógrafa amadora, âncora de TV, atriz de teatro e intérprete de samba-enredo, também poeta e escritora, Nilda ocupa a cadeira 26 na Academia Acreana de Letras desde 2020. No rádio, criou uma atmosfera de intimidade com os ouvintes, oferecendo música, jornalismo, mandando recados bem-humorados e fazendo pedidos de utilidade pública.
Nilda faz parte do projeto Mulheres do Rádio, que reúne radialistas que desenvolvem projetos sociais no Brasil. “Sempre procurei ter responsabilidade em levar o que é de mais significativo e instrutivo para os ouvintes, mas me surpreendi com a escolha do meu nome, pois estou entre muitas pessoas famosas do nosso país. É uma coisa grandiosa e me honra muito, pois sei que valeu a pena tudo que eu investi e invisto na minha comunicação”, celebra.
Serviço
O lançamento será às 18 horas, no Bar Balcão, localizado na Rua Dr. Melo Alves, 150, bairro Cerqueira César, em São Paulo.
Projeto Monarquia Popular Brasileira
Quem são as rainhas e reis da cultura brasileira? Foi a questão lançada pelo projeto Monarquia Popular Brasileira, segundo informa o site do projeto. O resultado é a descoberta de parte da diversidade, riqueza e grandeza do Brasil.