Com nova programação, Rádio Aldeia FM de Cruzeiro do Sul homenageia mães

Um encontro de gerações marcou a homenagem da Rádio Aldeia FM, em Cruzeiro do Sul, às mães do Vale do Juruá. O momento se deu na manhã deste sábado, 6, no programa Entre Linhas. A atração é uma das novidades da nova grade da emissora, inaugurada neste período de retomada das atividades em todo Estado.

Rádio Aldeia FM de Cruzeiro do Sul faz homenagens às mães. Foto: Marcos Santos/Secom.

O Entre Linhas do Dia das Mães, apresentado pela jornalista Marcy Bezerra, contou com a presença de Beatriz Cameli, presidente da casa de apoio Fazenda Esperança; Agamedina Sales, educadora e ex-presidente do Centro Educativo Adilio Nogueira Maciel (Ceanom); Núcia Sales, empreendedora; Maria Eduarda de Melo, empresária; Maria das Vitórias, ex-parlamentar; e da palestrante, Deli Busons. Além de ilustres personalidades cruzeirenses, essas mulheres são exemplo às futuras gerações pela construção da figura feminina protagonista da sua história.

Temas atuais, ligados ao papel da mulher e mãe na sociedade, foram discutidos com muita leveza e descontração. Foto: Marcos Santos/Secom.

No primeiro bloco do programa, o bate-papo entre as convidadas tratou do papel da mulher e dos julgamentos sofridos por ela no mundo contemporâneo, a influência das mídias digitais na educação dos filhos, os relacionamentos interpessoais, cuidados com a saúde mental, além da importância da preservação dos ensinamentos perpassados por gerações. Na visão delas, o empoderamento e a independência da mulher atual são frutos de séculos de batalhas.

Marcy Bezerra ratificou a opinião das participantes e destacou a importância do programa na formação de uma sociedade mais justa. “As sagas dessas mulheres enriquecem o ouvinte do nosso programa e o nosso objetivo é disseminar informação de boa qualidade, que ajude a sociedade abrir os seus olhos e gere discussões saudáveis sobre os problemas e suas soluções”.

Personalidades cruzeirenses, essas mulheres são exemplo às futuras gerações pela construção da figura feminina protagonista da sua história.. Foto: Marcos Santos/Secom

Opiniões contundentes sobre o combate ao feminicídio, que é o assassinato de mulheres motivado por questões de gênero, violência doméstica ou familiar, marcaram a parte final do programa. Sobre o tema, as participantes foram unânimes ao dizerem que, apesar dos índices alarmantes no país, o caminho para solucionar o problema seria investimentos maciços em educação e demais setores sociais.

Programa agrega valor ao veículo institucional. Foto: Marcos Santos/Secom

O Entre Linhas finalizou sua edição com reiterados pedidos das participantes de colaboração com as instituições que apoiam cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social na região.

O que disseram as mães sobre o papel de ser mãe e mulher

“Atualmente ser mãe é um grande desafio. Eu recomendo às mães que sejam vigilantes e fiquem atentas ao comportamento dos filhos”, Beatriz Cameli.

No registro, as convidas Maria das Vitórias, do lado esquerdo; Agamedina Sales, ao meio; e Beatriz Cameli, à direita. Foto: Marcos Santos/Secom

“As mães de hoje têm grandes dificuldades e muitas responsabilidades, por isso elas devem estar sempre muito bem informadas para exercerem a missão de criar os filhos. Os pais devem estar sempre atentos e educar os filhos para a vida”, Agamedina Sales.

“O dia a dia em sociedade nos traz a certeza de que a educação deve ser prioridade e o alicerce das famílias”, Núcia Sales.

Núcia Sales. Foto: Marcos Santos/Secom

“As famílias devem estabelecer limites dentro de suas casas, sejam para os filhos e também para os pais. É preciso que as famílias tenham mais dedicação às práticas simples e importantes para uma boa educação, como a leitura, por exemplo”, Maria Eduarda de Melo.

Maria Eduarda de Melo. Foto: Marcos Santos/Secom

“Como conselheira, luto por jovens envolvidos com drogas, levo mensagens de esperança aos estudantes nas escolas. Acredito que ser mãe é uma dádiva de Deus e o nosso papel nessa terra é amar incondicionalmente a nossa família”, Deli Busons.

Deli Busons está do lado direito de Beatriz Cameli. Foto: Marcos Santos/Secom

“O Dia das Mães é um momento de fazer reflexões. Os problemas sociais atingem crianças, jovens e idosos e essa é uma das minhas preocupações. É hora de todos se engajarem na causa para amenizar os agravos do nosso município”, Maria das Vitórias.

Três gerações de uma mesma família. Foto: Marcos Santos/Secom

Novidades da programação da Adeia FM de Cruzeiro do Sul

O programa Entre Linhas se soma a outros projetos inovadores da emissora, que vem presenteando a região do Juruá com muita interação, versatilidade e informação. O novo momento da Adeia FM de Cruzeiro do Sul é fruto dos grandes investimentos do governo no Sistema Público de Comunicação do Acre. Reformas e aquisição de modernos equipamentos ampliam o acesso à informação e levam entretenimento a milhares de acreanos todos os dias.

Registro da reforma da Aldeia, em Cruzeiro do Sul, que avança para a fase de conclusão. Foto: cedida

Erisney Mesquita, diretor local da Rádio Aldeia, enfatiza que as novidades surgem no momento de restruturação das rádios institucionais do Estado. “Estamos no ar há quase 20 anos e não tínhamos uma programação que atendesse todos os públicos. Diante das melhorias que o governo vem operando no sistema, decidimos abraçar projetos locais. Acredito que a abertura do espaço para programas populares, como o Entre Linhas, agrega valor, pois há um incremento de qualidade e bom conteúdo para o veículo de comunicação do governo. Os temas são de relevância social e de interesse de todos”.

“As inovações são frutos dos investimentos do governo no Sistema Público de Comunicação do Acre”, disse Erisney Mesquita. Foto: Marcos Santos/Secom

Destaque para a transmissão da programação em tempo real. A inovação está em fase de testes e em breve entregará os produtos da emissora com muito mais qualidade e agilidade. Além disso, outras quatro novas atrações entraram na grade de programação, ampliando a oferta de conteúdos ao ouvinte que sintoniza a 107, 9 fm ao longo da semana. Agora, são nove produções locais, que ocupam espaço nos rádios de cerca de 100 mil ouvintes da região. “Quero externar minha gratidão ao governador Gladson Cameli pela confiança no trabalho da nossa equipe e à titular da Secretaria de Comunicação, Nayara Lessa, pela parceria que tem oferecido melhores condições de trabalho à Secom no Juruá”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter