Servidores técnicos do escritório da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) de Capixaba realizaram nesta sexta-feira, 15, um mutirão para emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) de produtores da região.
A DAP é o instrumento utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da Agricultura Familiar e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas. E por meio do documento, o agricultor familiar terá amplo acesso aos financiamentos e demais benefícios concedidos pelo Governo Federal por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e demais programas.
Ao todo, durante foram emitidas 20 DAPs aos agricultores familiares assentados. Esses documentos serão encaminhados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com a aprovação, os agricultores terão de imediato a oportunidade de acessar um crédito de R$ 25 mil para investir na produção de suas áreas, além de um acesso maior a outros programas.
Além disso, os técnicos da Sepa em Capixaba já iniciaram conversas de orientações com os produtores, variando as aplicações em suinocultura, avicultura, horticultura e pecuária.
O secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt, destacou muito positivamente a iniciativa dos técnicos de Capixaba. “Já é um trabalho voltado a nossa nova política de desenvolvimento do agronegócio no Acre a partir do projeto do governador Gladson Cameli. Queremos dar mais apoio aos nossos produtores, com mais crédito para aumentar a produção de todo esse setor”, destaca.