Com música, arte e dança, profissionais do Hosmac antecipam festividades do Natal

Profissionais do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) anteciparam a celebração de Natal para os pacientes internados, organizaram ações interativas para comemorar a data e também celebrar a chegada de um próspero 2022. As festividades ocorreram na tarde desta quinta-feira, 23, no pátio da unidade.

Um dos únicos centros de atendimento especializado em casos psiquiátricos de alta complexidade do estado, atualmente o Hosmac possui 65 leitos que abrigam pacientes permanentes e temporários. Além disso, o hospital conta com uma equipe multidisciplinar, com diferentes especialistas, como médicos, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos, entre outros.

A terapia por meio da arte é uma alternativa aos tratamentos convencionais utilizados no Hosmac. Foto: Odair Leal/Secom

Música, dança e artes são ferramentas utilizadas para desenvolver, ajudar e auxiliar no atendimento humanizado dos pacientes. O objetivo da administração do Hosmac é melhorar a imagem da instituição e oferecer um melhor tratamento aos pacientes de saúde mental.

“Essa celebração é também uma ferramenta que vai ajudar no quadro clínico dos pacientes e melhorar a interação social. Como eles não estão em casa com a família, nós tentamos trazer um pouco da casa para cá, até porque alguns dos pacientes já estão, há algum tempo, internados e estão longe dos familiares”, conta a psicóloga Isadora Souza.

“Essas comemorações são importantes para trazer um clima diferente aos pacientes”, afirma a psicóloga, Isadora Souza. Foto: Odair Leal/Secom

Uma das prioridades da administração da unidade é melhorar o atendimento aos pacientes por meio de uma abordagem humanizada, que valoriza e promove ações afirmativas que possam trazer melhora aos internos. “É importante para nós e para nossos pacientes oferecer esse trabalho e atendimento diferenciado, e com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) temos intensificado as ações e melhorado o atendimento”, afirma o gerente administrativo do Hosmac, Jeamyson Amorim.

O trabalho desenvolvido pelo Hosmac busca oferecer atendimento humanizado aos pacientes. Foto: Odair Leal/Secom

O gestor ressalta ainda a importância que a Sesacre vem dando à unidade, conseguindo equipamentos para melhorar o atendimento aos pacientes, e que toda a equipe está empenhada em fazer essa mudança na instituição.

“Nós comemoramos várias datas, como o Carnaval e a Páscoa. Já no Dia dos Pais e no Dia das Mães trazemos os familiares para uma comemoração especial aqui na unidade. Nós tentamos sempre incluir os pacientes através dessas atividades”, conclui Souza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter