A população do Acre celebra mais uma conquista na Saúde: a emissão de laudos de eletrocardiograma (ECG) em apenas 20 minutos na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). Anteriormente, os pacientes esperavam entre 10 e 15 dias pelo resultado. A mudança facilitará diagnósticos e tratamentos.
Com investimentos permanentes em tecnologia e capacitação da equipe médica, a Saúde do Acre segue avançando e a mudança promete salvar vidas ao promover rapidez no atendimento e maior eficiência na detecção de problemas cardíacos, destacando a Fundhacre como referência em atendimento ágil e de qualidade.
O avanço é fruto da cooperação entre Fundhacre, Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Núcleo de Telessaúde do Acre, como explica a presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza. “Os pacientes que antigamente vinham fazer esse exame aguardavam até 15 dias para obter o resultado com laudo. Com a parceria entre Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e o Núcleo de Telessaúde do Acre, nós hoje estamos realizando o exame e o resultado com o laudo sai em tempo real. Os laudos estão sendo emitidos pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, que também é um dos pontos de telediagnóstico que se utiliza da plataforma Telemedicina. Desta forma, o paciente já obtém seu resultado na hora”, explica Ana Beatriz.
Mônica Moraes, coordenadora-geral do Núcleo Telessaúde Acre, reforça que o Acre foi piloto na implantação do telediagnóstico no país. “O telediagnóstico foi implantado aqui no estado em 2017. O Acre foi o piloto nessa oferta nacional e a gente já está com o serviço em 18 municípios e 40 pontos de telediagnóstico. A Fundação é mais um, e para nós é importante essa parceria. Nós sabemos que existe uma demanda grande no nosso estado, e muitos pacientes ainda são atendidos na Fundação Hospitalar. Então, existia uma demora nesses resultados dos laudos, que agora não vai existir mais porque o resultado sai quase que de imediato. Então, tudo isso é benefício para o nosso paciente. É redução de custos, redução do tempo de espera também para demais procedimentos ou até na condução dos casos daqueles pacientes que tiverem alguma alteração importante no seu exame”, ressalta.
A senhora Francisca Irene, de 60 anos, aprovou a melhoria. “Essa mudança foi muito boa. Eu já tinha feito esse exame antes e demorou muito a sair o laudo. Graças a Deus [vou sair daqui com meu resultado na mão], né? Muito bom isso”, afirmou a paciente.
A opinião é a mesma compartilhada pela paciente Maria Elza Azevedo de Souza, de 50 anos. “Eu vim acompanhar a minha mãe. Ela foi chamada pra fazer uma cirurgia e aí a gente veio fazer o eletro antes. [Sair daqui com o laudo na mão] é ótimo, né? Assim, possibilita ao paciente agilizar mais a sua cirurgia, porque antes ia demorar bem mais, né? E agora minha mãe já vai entregar os resultados. Então, é maravilhosa essa evolução”, avaliou a paciente.
Moradora de Porto Acre, a paciente Maria do Socorro, de 60 anos, conta que a melhoria vai diminuir as idas e vindas à Fundação. “É muito bom, né? Acho que vai ser bem mais ágil, né? A gente vai conseguir, porque antes demorava demais e às vezes nem dava certo, e pra mim vai ser muito bom, principalmente porque eu moro longe e aí a gente gasta muito para estar para lá e para cá, para vir fazer o exame, depois vir pegar o resultado e agora a gente já levar em mãos é bem mais prático. Para mim é bem melhor. Foi uma mudança muito boa”, opina.
Com a parceria de sucesso, a expectativa é de que novas melhorias sejam anunciadas em breve, como os serviços de telerretinografia e tele-espirometria, promovendo agilidade também nas avaliações oftalmológicas e pulmonares.