Com chegada do verão, números da indústria continuam subindo

Pesquisa de Sondagem Industrial avaliou o Índice de Confiança do Empresário da Indústria Acreana

construcao_civil_foto_sergio_vale_1.jpg

Setor da construção civil elevou o índice de emprego em 3,03% (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os setores de transformação e construção civil continuam em alta. Em virtude do verão amazônico, as atividades industriais se impulsionaram em reflexo ao dinamismo do alto volume de obras em andamento. No mês de abril, as vendas do setor de transformação cresceram 3,04%, o nível de emprego aumentou 2,77% e a capacidade instalada se elevou em 3,32%, em comparação ao mês de março.

"O setor da construção civil elevou o índice de emprego em 3,03%. Com o início do verão, o volume de obras se intensificou no Acre e o emprego na construção cresce, semelhante ao que aconteceu em anos anteriores, nesse mesmo período", avaliou João Francisco Salomão, presidente da FIEAC. Acompanhando esse crescimento, a cesta básica de materiais de construção, elaborada pelo Sindicato da Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon-AC), também sofreu elevação em relação a abril, de 2,71%.

A pesquisa de Sondagem Industrial avaliou o Índice de Confiança do Empresário da Indústria Acreana (Icei). Em maio, o Icei marcou 61,2 pontos contra 61,9 registrados em abril (queda de 0,7 pontos). Ese ligeiro decréscimo se deve à falta de crença do empresariado com relação às condições atuais de sua própria empresa e economia brasileira, que ficou abaixo de 50 pontos.  

Perspectivas – Em relação aos próximos seis meses, o empresário da indústria acreana já se mostra mais otimista. As compras de matérias-primas para o próximo semestre serão positivas para 58,3% dos entrevistados, que afirmaram pretender incrementar seus investimentos. Observou-se, ainda, que 37,5% informaram que as compras permanecerão estabilizadas. Com respeito à demanda, 54,2% esperam que aumente nos próximos seis meses e 4,2% esperam aumento acentuado.

Esses foram os resultados do conjunto de pesquisas elaborado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e tabulado pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas da Ufac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter