Com apoio do governo do Estado, Giro Cultural pelo Acre começa na Concha Acústica neste sábado

A Concha Acústica de Rio Branco será palco da primeira etapa do Giro Cultural pelo Acre, neste sábado, 19, a partir das 16h. O projeto, realizado pela Associação dos Músicos e Produtores Culturais Independentes do Acre (Amupac), é financiado pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com a apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A programação envolve música, audiovisual, performances de dança, grafite, canto lírico, capoeira, tecido acrobático, gastronomia, arte em tatuagem e artesanato. Dua Yube Shawãbu, do povo Huni Kuin, fará uma participação especial, mostrando a riqueza cultural dos povos originários.

Giro Cultural reúne vários segmentos musicais e apresentações artísticas neste sábado, a partir das 16h, na Concha Acústica. Foto: Alex Machado/FEM

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca que o governador Gladson Camelí investe no fomento à cultura, apoiando todos os segmentos. “O Funcultura promove essa valorização dos nossos fazedores de cultura. Projetos como esse, que acontecerá agora em Rio Branco e depois em Cruzeiro do Sul, abrangem nosso objetivo, que é fortalecer a cultura em todo o estado”.

All Souza, que é professora de canto/coral da Escola de Música, integra a Camerata Vox et Cordas que vai se apresentar na Concha Acústica. “O grupo é formado por professores de música graduados na Universidade Federal do Acre [Ufac], com performance no seu instrumento. A ideia, no sábado, é apresentar o estilo erudito em canções de Handel. Mas também apresentaremos um pouco do erudito contemporâneo, como Bohemian Rhapsody da banda Queen”, explica.

All Souza e Camerata Vox et Cordas apresentam repertório erudito nesta edição do Giro Cultural. Foto: cedida

O presidente da Amupac, Isleudo Portela, quer levar à Concha mais do que um evento artístico de fortalecimento da identidade acreana. “Além de incentivar a música autoral, estamos fomentando a economia criativa local. Com o apoio do Sebrae, o público terá espaços alternativos de diversão e gastronomia no local. Além disso, teremos a parceria da Cooperativa de Catadores do Acre (Catar), para a coleta de materiais recicláveis”.

Produtor cultural Isleudo Portela vai levar o Giro Cultural pelo Acre para Cruzeiro do Sul. Foto: Alex Machado/FEM

Atrações confirmadas: Lara Pontes e Banda, Os Cobras Dance, Fire Angel, Kelen Mendes e Reggae Lunar, Acre Breaker, DJ Black Jr., Dua Yube Shawabu, Capuéra Angola, All Souza e Camerata Vox et Cordas e Iri Acrobacias Aéreas (Tecido Acrobático).

ETAPA RIO BRANCO

Data: 19 de julho
Local: Concha Acústica
Horário: a partir das 16h
Entrada gratuita

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: