Com apoio do governo do Estado, Festival Varadouro integra a Semana Chico Mendes no Acre

Após 15 anos, o Festival Varadouro está de volta e, em 2025, será realizado em grande estilo, integrado à Semana Chico Mendes. O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e do governo do Estado do Acre, e realizado pela Eita Pau Produções e pelo Comitê Chico Mendes.

A iniciativa também conta com apoio de emenda parlamentar, da Casa Ninja Amazônia, da Abrafin, da plataforma Som.vc e do Circuito Amazônico de Festivais.

O Clube Juventus recebe, nos dias 12, 13 e 14, uma programação intensa com shows, oficinas, batalhas de MCs e atividades voltadas ao fortalecimento da produção cultural amazônica. Além dos artistas locais, o line-up confirma duas bandas do Amapá e uma do Amazonas, três artistas do Pará e uma atração de Rondônia.

Entre os convidados nacionais e internacionais estão Donatinho, Tulipa Ruiz e a banda peruana Rua Nexo Combo. O lançamento do evento foi realizado em café da manhã com a presença de vários produtores e músicos.

Para a produtora cultural Karla Martins, coordenadora do evento, esta edição concretiza um desejo antigo da cena musical acreana. “Finalmente o Festival Varadouro está de volta do jeito que sempre sonhamos: retomando o protagonismo, rearticulando a cena, com um line-up robusto e acolhendo ao máximo a música autoral acreana”, afirmou.

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca a relevância histórica do festival para o estado. “Estamos muito felizes em participar desse momento. O Varadouro abriu muitas portas para nossos talentos e cumpre um papel fundamental no fortalecimento da cultura e da identidade acreana.”

Presidente da FEM, Minoru Kinpara, destacou importância da retomada do Varadouro durante lançamento da programação. Foto: cedida

Nesta edição, o festival reafirma seu compromisso com a diversidade de expressões, a preservação das identidades e a ampliação do debate sobre cultura, território e direitos socioambientais. Cada atração, oficina ou roda de diálogo busca fortalecer a produção cultural independente e evidenciar a força dos artistas, coletivos e movimentos que moldam a cena artística do Acre.

Esquenta neste domingo na Casa Ninja Amazônia

A Casa Ninja Amazônia abre as portas às 16h deste domingo para o Esquenta Varadouro, reunindo diversos artistas locais. Entre as atrações confirmadas estão Glauber Jansen, com o show Visceral, o grupo Zoo Humanos, a artista Luma Gama e a Batalha da UFAC (BDU), que promete trazer ainda mais potência, ritmo e representatividade, reforçando o diálogo entre música, poesia e performance.

Produtora do evento Karla Martins faz convite à população para participar da programação do Varadouro. Foto: vedida

O Esquenta integra a programação preparatória do Festival Varadouro 2025, reforçando o compromisso de fomentar a cena artística local e fortalecer conexões entre artistas, produtores e o público acreano. Segundo Karla Martins, o evento também marca a abertura do espaço da Casa Ninja Amazônia no Acre, que receberá uma intervenção de graffiti.

Karla reforça que toda a programação terá entrada franca, seguindo a proposta do festival, e convida a população a participar.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: